Balabanner

Queda de temperatura

Defesa Civil e Inmet alertam para ocorrência de frio em Frutal e região vizinha

Por João Cerino em 15/05/2022 às 12:07:11

A partir deste domingo, dia 15, a Região Sudeste segue com frio e chuva. Em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva em vários momentos da manhã e possível ocorrência de sol e chuva. A temperatura mínima para a Região Sudeste fica em torno dos 12 graus e a máxima de 27. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um a alerta de frio intenso juntamente com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil-Sedec, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres-Cenad, com base nas informações meteorológicas geradas pela Rede Nacional de Meteorologia, formada pelo Inmet, CPTEC e Sipam.

A partir deste domingo, 15, uma massa de ar frio de origem polar deverá avançar pela Região Sul do Brasil e, durante a semana, influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com efeitos na região sudoeste da Região Norte.

REGIÃO

A previsão para a região de Frutal, com localização aproximada de referência na cidade de Uberlândia, válida até o dia 15, mostra um avanço de frente fria sobre o sul de Minas Gerais, aumentando a nebulosidade e provocando chuvas, como na noite do sábado, 14 e madrugada do domingo, 15 de maio. A tendência é que a segunda-feira, 16, amanheça com temperaturas em torno dos 12 graus de mínima, podendo chegar a 27 graus de máxima.

SUDESTE

Esta influência no clima em Minas Gerais vem do frio que atingiu a Região Sul do Brasil, que pode gerar temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre os dias 16 e 17 de maio nas serras Gaúcha e Catarinense. Para a Região Sudeste há previsão de queda acentuada das temperaturas a partir do dia 16 de maio em áreas de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, se estendendo para as demais áreas do Sudeste nos dias seguintes. Há chance de geada para o sul e sudoeste de Minas entre os dias 17 e 23 de maio.

A Defesa Civil recomenda a adoção de ações de preparação cabíveis das instituições públicas, com ou sem parcerias e também fazer a comunicação de informações preditivas do clima e recomendações junto à população para que se prepare com ações de autoproteção.

A alteração no clima trouxe chuva para a região de Frutal

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil-Sedec - Cenad

Comunicar erro