Balabanner

Onda de frio pode trazer geada a Frutal

A ocorrência de geada moderada em Frutal é possível a partir da quarta-feira, 18

Por João Cerino em 17/05/2022 às 11:38:56

A área em azul indica a região onde a ocorrência de geadas é possível

Previsão da Defesa Civil de Minas Gerais por meio Simge e Igam mostra que o mapa com as temperaturas mínimas previstas para a quarta-feira, 18 de maio, inclui parte do município de Frutal nas áreas com destaque para a ocorrência de geada. Segundo esta previsão, poderá haver geada na região do sudeste do Triângulo Mineiro, mas a intensidade vai de fraca a moderada. Os mapas de temperaturas mínimas para os próximos três dias, com destaque para as áreas prováveis de ocorrência de geada inclui apenas parte do município de Frutal, pois a marcação no mapa mostra que apenas parte da região será afetada por temperaturas capazes de gerar a geada.

Esta condição em Frutal e região vizinha é válida para os dias 18 e 19 de maio, por conta da incursão da frente fria pelo estado de Minas Gerais, que ocorre a partir deste dia 17. A formação de tempestades sobre a porção centro/leste/nordeste do estado altera o padrão atmosférico e injeta ar frio na metade sul de Minas Gerais, causando queda rápida das temperaturas.

A partir do dia 18, estão previstas mínimas negativas no Sul de Minas, associadas a geada severa. A partir do dia 20, segundo os mapas detalhados, não há mais a possibilidade de geada no município de Frutal.

Fonte: Defesa Civil - Simge - Igam - Inmet

Comunicar erro