Balabanner

BDMG e Embrapa iniciam LabAgroMinas

O programa pretende incentivar a prática da agricultura sustentável em Minas Gerais

Por João Cerino em 18/05/2022 às 10:47:07

Um programa realizado em parceria pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais-BDMG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, visa incentivar a adoção de novas tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa. O BDMG e a Embrapa, representada pela sua divisão Embrapa Cerrados, lançaram, em abril, o LabAgroMinas, um programa de fomento a práticas de agricultura sustentável e climaticamente inteligente em Minas Gerais. O objetivo é que as novas tecnologias reduzam as emissões de gases estufa, promovam a regeneração do solo e garantam alto desempenho das culturas, em qualidade e produtividade.
Por meio do LabAgroMinas, produtores que queiram aplicar soluções mais sustentáveis em suas propriedades poderão contar com assistência técnica capacitada pela Embrapa. Por sua vez, o BDMG está em processo de elaboração de soluções de crédito para serem ofertadas em parceria com cooperativas de crédito locais. O programa terá duração inicialmente prevista de cinco anos, sendo que os dois primeiros serão financiados com recursos da União Europeia, por meio de um repasse de 200 mil euros em parceria com a LAIF, a Agência Francesa de Desenvolvimento.
Marcelo Bomfim, presidente do BDMG, afirma que, como instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, aponta que o LabAgroMinas, incentiva a adoção de tecnologias inovadoras para o produtor rural, gerando aumento da produtividade e fortalecendo as cadeias locais de fornecimento de insumos. "Para isso, queremos expandir nossa atuação em linhas de crédito que possam contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável, em linha com as diretrizes do Governo de Minas, de buscar a redução contínua das emissões de gases de efeito estufa no estado."
Para Bomfim, a experiência da Embrapa será fundamental, em pesquisa no setor e com o conhecimento das condições específicas das principais culturas agrícolas mineiras. As tecnologias que serão fomentadas pelo LabAgroMinas estarão alinhadas ao Programa ABC +, que é o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, incluindo soluções adaptadas e otimizadas às condições de solo e clima territorialmente, bem como sistemas intensivos e/ou integrados de produção, como por exemplo a Integração Lavoura e Pecuária-ILP e a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta-ILPF.

REGIÃO

Nesta primeira fase, o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas foram as regiões escolhidas para receberem o LabAgroMinas, onde serão selecionados dezoito projetos em fazendas de grãos de médio e grande portes, acima de 500 hectares. "Lavouras de soja, milho e feijão são muito representativas, pois respondem por cerca de 64% da produção agrícola mineira e essas regiões concentram cerca de 90% da produção de grãos do estado. Além disso, são culturas anuais, ciclos curtos, o que possibilita a obtenção de resultados mais rapidamente do que seria com culturas perenes, como por exemplo o café", detalha o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto.
Segundo o coordenador de suporte à inovação da Embrapa Cerrados, Chang Wilches, para o início do programa, a Embrapa fará a capacitação de sessenta Profissionais de Assistência Técnica-Ater, instalará Unidades Experimentais de Agroinovação-UEA´s em propriedades rurais e promoverá e debaterá os resultados técnicos junto aos produtores e Ater"s. Em maio, como programado, aconteceu o primeiro evento de imersão do programa, congregando produtores selecionados de grãos para essa primeira fase das três regiões em Paracatu-MG. Em 2024, serão iniciados os trabalhos com a cultura do café. Além disso, o LabAgroMinas será implementado em sinergia com outras iniciativas mediadas pela Embrapa Cerrados, com participação intensiva da V.L.I.-S/A, Aprosoja e o Grupo Associado de Agricultura Sustentável-Gaas.
LANÇAMENTO
Em evento realizado em Paracatu nos dias 10 e 11 de maio, os projetos LabCerrado e LabAgroMinas foram apresentados pela Embrapa Cerrados. A iniciativa da Embrapa no lançamento destes dois projetos baseados na agroinovação conta com as parcerias da V.L.I. Multimodal S.A e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, com apoio da Associação dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e outros grãos agrícolas do estado de Minas Gerais-Aprosoja-MG. Saiba mais sobre o lançamento do programa.

Lançamento do LabAgroMinas em Paracatu-MG

Fonte: Josiane Souza - ideiacom.com.br e Agência Aprosoja

Comunicar erro