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Cemig está trocando medidores

A empresa investe mais de R$ 200 milhões para modernizar medidores de energia

Por João Cerino em 02/06/2022 às 13:33:13

A troca do medidor de energia faz parte dos serviços de rotina da Cemig e essa ação está sendo intensificada em 2022, quando já foram trocadas quase cem mil unidades do equipamento de janeiro a maio deste ano. A empresa ainda vai visitar mais quinhentas mil unidades consumidoras nos próximos meses, substituindo, ao todo, mais de 600 mil medidores de energia antigos por equipamentos mais modernos. A iniciativa acontece em toda a área de concessão da Cemig e deve se estender até o final de outubro.

O objetivo é manter o parque de medidores renovado, com equipamentos modernos e que proporcionam benefícios para os clientes e para a companhia, como a agilidade e segurança do processo de medição e leitura, além de facilitar o acompanhamento por parte dos consumidores. A substituição dos medidores está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000, de 07/12/2021, que prevê que a distribuidora "é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada".

De acordo com Daniel Senna Guimarães, engenheiro da Cemig, todo medidor possui um tempo de vida útil. Por isso, a Cemig busca otimizar seus equipamentos, substituindo medidores antigos por aparelhos que utilizam tecnologia recente e que apresentam maior confiabilidade. "Uma das principais vantagens é que o novo medidor traz mais segurança na obtenção dos dados e agilidade aos leituristas na coleta de dados para o faturamento. Para o cliente, o equipamento moderno oferece mais facilidade no acompanhamento do consumo mensal", explica.

INTELIGENTES

Em uma outra iniciativa, a Cemig também tem expandido seus investimentos nos chamados "medidores inteligentes" que possuem recursos diferenciados, que visam atender os clientes de forma mais eficiente. Desta forma, paralelamente à substituição dos medidores obsoletos por modelos modernos, a companhia também vem instalando, desde setembro do ano passado, esse tipo de equipamento em algumas unidades consumidoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A previsão é de que, até a conclusão do projeto, prevista para o último trimestre deste ano, sejam instalados aproximadamente 250 mil medidores inteligentes.

A principal diferença neste tipo de equipamento é a capacidade de envio de informações, como dados relativos ao consumo ou identificação de falta de energia do medidor diretamente para a Cemig por meio de telemetria. "Haverá aumento na qualidade do atendimento de serviço, principalmente na detecção de falta de energia. Outros benefícios são a monitoração mais efetiva na qualidade da energia e, futuramente, a possibilidade da disponibilização de dados de consumo para os nossos clientes com medição inteligente por meio dos canais digitais de atendimento, como o Cemig Atende Web e o aplicativo Cemig Atende", comenta Daniel Senna.

CUIDADOS

Para a Cemig, os principais ganhos com a instalação dos medidores inteligentes são a melhoria nos atendimentos aos clientes, promovendo maior continuidade no fornecimento de energia, eficiência de processos internos, melhoria na qualidade do sistema elétrico de potência e o incremento no uso de fontes renováveis, além da redução de perdas e otimização de custos operacionais. Para que a Cemig possa realizar este trabalho, é importante que o cliente libere o acesso dos técnicos da companhia ao medidor em sua residência.

Mas empresa destaca que os clientes devem sempre estar atentos, pois estelionatários podem se aproveitar dessa ação de troca dos medidores e tentar aplicar golpes alegando estar realizando este tipo de serviço e usando o nome da companhia. Nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como "A serviço da Cemig".

Os clientes cujos medidores serão trocados podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço.


Fonte: Cemig - Assessoria de Imprensa

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