Balabanner

Edital prevê recuperação da Ponte 'Gumercindo Penteado'

Além de ser uma estrutura antiga, a ponte vem sofrendo danos ao longo dos anos em vários acidentes

Por João Cerino em 04/06/2022 às 11:21:55

Durante a paralisação que aconteceu entre Planura e Colômbia na terça-feira, 31 de maio, em que caminhões carregados chegaram a parar em cima da ponte sobre o Rio Grande, um morador da região conseguiu registrar que a Ponte "Gumercindo Penteado" está em péssimas condições e tem muitos buracos e rachaduras em sua extensão. Parte da estrutura lateral foi danificada ou arrancada em acidentes com caminhões e não tem havido manutenção ou intervenção, mesmo com as cobranças constantes da Defesa Civil de Colômbia.

No dia 1º de junho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT publicou um edital para que possa ser contratada uma empresa que cuide dos serviços de recuperação. De acordo com o edital, serão recuperados os guarda-corpos, a laje para circulação de pedestres e as juntas de dilatação da ponte. Essa licitação prevê o investimento de meio milhão de reais para as obras, mas nada tem a ver com a recuperação da rodovia. "O processo licitatório, foi publicado apenas para a ponte, em separado das obras na BR-364. Ao todo serão mais de 550 mil reais investidos na recuperação", disse Maria Inácia Macedo Freitas, da Defesa Civil em Colômbia.

Segundo o que foi publicado no Diário Oficial da União, a empresa vencedora do certame terá 180 dias para executar a obra e a abertura dos envelopes com as propostas para esta concorrência será no dia 14 de junho.

A ponte, que faz a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, é de responsabilidade do DNIT e está sob a coordenação da Superintendência Regional, que tem a sua sede em Prata-MG. A reportagem tentou contato por diversas vezes via telefone com dois números da sede do DNIT em Prata, ligações para dois números em Belo Horizonte e ainda um contato via e-mail para saber mais detalhes a respeito da obra de recuperação, mas não foi possível.


Fonte: Portal Notícias Colômbia

Comunicar erro