Balabanner

Frutal está atenta a mortes por dengue e Covid-19

A população tem aguardado para saber se serão tomadas novas medidas de restrição

Por João Cerino em 05/06/2022 às 15:19:02

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no início da semana passada, os números relacionados à Covid-19 no município, acrescentando mais uma morte ao total de vítimas desta pandemia e, junto a essa divulgação, veio a notícia da confirmação de uma morte por dengue dias atrás. O Boletim Epidemiológico da segunda-feira, 30 de maio, informou a morte de um paciente de 91 anos por Covid-19, que faleceu em Uberaba e trouxe o registro de 165 novos casos positivos da doença, ampliando para 15.187 o número total de pessoas atingidas. A informação cita ainda que, durante a semana, três pessoas que testaram positivo foram internadas e liberadas, assim como um paciente suspeito com a doença.

O registro de 38 casos positivos em uma semana, conforme divulgado no dia 16 de maio, acendeu um alerta na Secretaria de Saúde, pois o número começava a crescer mais que o esperado. Na semana, seguinte, com o registro de 103 casos, a secretária da pasta da Saúde em Frutal, Patrícia Xavier, disse que haveria a observação dos números da semana seguinte para que fosse ou não sugerida uma medida. O boletim seguinte, de 30 de maio, registrou 165 casos e mais uma morte, mas a secretaria não fez nenhum manifesto quanto a uma recomendação do retorno de uso de máscaras em local fechado ou mesmo um decreto versando sobre o tema.

Nesta segunda-feira, 6 de junho, um novo Boletim Epidemiológico será divulgado e poderá ser editada essa provável medida para contenção dos casos, caso o aumento continue acima do desejado.

DENGUE

Também recentemente, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, que vem acompanhando os altos índices de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em seus 27 municípios, divulgou que a região contava, até o dia 23 de maio, com 13.375 notificações por dengue, 62 por chikungunya e três por zika desde o início do ano. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação-Sinan, houve um óbito confirmado por dengue em Frutal e mais 13 estão em investigação na região. Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, os números foram menores em maio por conta da pulverização com UBV e do baixo volume de chuvas, o que deve diminuir os índices entre julho e agosto. A redação tentou fazer contato com a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba para saber quantos casos suspeitos de dengue há em Frutal atualmente, mas as ligações e os e-mails enviados não receberam a informação, justificando que a responsável pela informação estaria em reunião.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e SRS-Uberaba

Comunicar erro