Balabanner

PF e PM apreenderam ouro ilegal

As investigações começam a criar mais apreensões para esse tipo de contrabando

Por João Cerino em 06/06/2022 às 16:30:00

Belo Horizonte – No dia 26 de maio, a PolĂ­cia Federal apreendeu trĂȘs quilos de ouro em barras, proveniente de garimpos ilegais de Minas Gerais e de outros estados, em uma ação desenvolvida em conjunto com a PolĂ­cia Militar. Um homem foi preso em flagrante e responderĂĄ por usurpação de patrimônio da União, crime previsto no Artigo 2Âș da Lei 8.176, com pena de um a cinco anos por crimes ambientais previstos na Lei 9605/98 e pelo crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei 9.613/98. O ouro foi moldado para ser encaixado e disfarçado em uma capa de aparelhos de telefonia celular.

Em 2021, a PolĂ­cia Federal em Minas Gerais também apreendeu ouro escondido em celular, em ação do dia 19 de dezembro daquele ano. Uma barra do metal pesando cerca de 400 gramas foi encontrada no local onde estaria a bateria do celular que estava com um homem de 46 que anos, que tentava embarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, em voo com destino ao ParĂĄ. Ainda no aparelho de raio x, os operadores identificaram densidade e peso acima do normal para um celular.

A PolĂ­cia Federal em Belo Horizonte instaurou-se inquérito policial naquela ocasião para apurar os fatos. Da mesma forma, o homem detido ficou sujeito a processo pelos crimes de usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro.


Fonte: SuperintendĂȘncia da PolĂ­cia Federal em Minas Gerais

Comunicar erro