Balabanner

Tempo instável pode gerar chuvas na região

Por João Cerino em 08/06/2022 às 12:43:14

A previsão da Defesa Civil, válida até às 10h00 do dia 9 de junho, aponta que o tempo instável no sul do estado e na divisa com São Paulo, pode causar a ocorrência de chuvas isoladas, que podem se tornar tempestades severas no Sul de Minas Gerais. No centro-norte do estado, a previsão é de estabilidade com predomínio de sol e também de sol entre nuvens esparsas. As áreas de localização aproximada, para termos de referência, incluem as cidades de Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.

Todas estas ocorrências estão sujeitas à ação do calor gerado pela umidade nas primeiras camadas da atmosfera, causando a convergência dos ventos soprando junto às áreas de serra maiores e mais altas.

As tempestades não severas, conforme marcação na cor verde no mapa, estão previstas para as primeiras horas da tarde nas mesorregiões do Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Sul de Minas e Zona da Mata e nas microrregiões de Uberlândia, Poços de Caldas e Juiz de Fora. As tendências para os dias 9 e 10 de junho, válidas até as 10h00 do dia 11/06/2022, apontam para chuva significativa no Pontal do Triângulo Mineiro no dia 10, associada à possibilidade de ocorrer tempestades leves.


Fonte: Defesa Civil - Simge - Igam

Comunicar erro