Balabanner

PM inicia uso das pistolas de impulso elétrico

O equipamento serve para fazer a contenção de pessoas de forma menos ofensiva

Por João Cerino em 12/06/2022 às 12:58:16

O policiamento organizado pelo 69Âș Batalhão de PolĂ­cia Militar para o 1Âș Juninão de Frutal, que aconteceu na Praça da Prefeitura, contou, neste dia 10 de junho, com uma inovação, que foi o uso das pistolas taser. O evento, beneficente e gratuito promovido pela Prefeitura Municipal de Frutal, que trouxe shows musicais e outras atrações, também exigiu uma ação de policiamento ordinĂĄrio, que aconteceu com o emprego maciço dos policiais militares da administração e serviço operacional do 69Âș BPM.

O policiamento especĂ­fico para o evento teve o objetivo de potencializar ações preventivas e garantir a segurança dos participantes. Cumprindo as diretrizes de Direitos Humanos, os grupos de militares empregados no evento foram para o trabalho equipados e treinados para o uso da PEIE-Pistola de Emissão de Impulso Elétrico, popularmente conhecida como taser, equipamento que possibilita o emprego da força, quando necessĂĄrio, mas com menor potencial ofensivo.

FUNCIONAMENTO

A arma emite um impulso elétrico por meio de sondas contidas em um cartucho localizado na extremidade da pistola. A emissão é disparada graças a um gĂĄs comprimido, normalmente nitrogĂȘnio. Conforme o modelo, a taser pode atingir um alvo a até dez metros de distância e, para manter o funcionamento aplicando o choque elétrico, são usadas baterias. Geralmente a arma de eletrochoque possui um sistema memorizador que é bastante eficiente no acĂșmulo de informações sobre a arma, ou seja, em caso de incidentes não esclarecidos, a memória pode ajudar a revelar quantas vezes ela foi acionada. Uma roupa de tecido grosso geralmente pode minimizar os efeitos da taser. Para que o alvo seja atingido pela descarga é necessĂĄrio que as duas sondas elétricas atinjam o alvo. Depois que isso acontece, a descarga fica sendo transmitida por cinco segundos, que é um tempo seguro e necessĂĄrio para que o corpo fique paralisado.




Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional - 69Âș BPM - Frutal-MG

Comunicar erro