Balabanner

Cemig entrega a subestação Planura

A instalação que vai aumentar a disponibilidade de energia na região custou 8 milhões

Por João Cerino em 14/06/2022 às 10:15:29

O sistema elétrico do Triângulo Mineiro recebeu importante reforço com a entrega da Subestação-SE Planura. A nova instalação foi construída pela Cemig e vai disponibilizar mais energia para atender aos atuais e novos clientes de Planura e região, além de reforçar a alimentação de energia das cidades vizinhas de Campo Florido, Frutal e Pirajuba. Desenvolvida a partir de uma plataforma tecnológica moderna, conhecida como Subestação Compacta Integrada-Seci, a SE Planura recebeu mais de oito milhões de reais em investimentos.

A conclusão da instalação traz grandes benefícios, como melhorias nos níveis de tensão das SE"s de Frutal e Pirajuba, redução de perdas de energia e mais segurança operativa, com menor carregamento dessas subestações e do sistema de transmissão. A capacidade de transformação da subestação é de 15 MVA-mega volt ampere, com energia suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências com consumo médio do mercado Cemig. A SE está conectada ao sistema elétrico por meio de uma derivação da linha de distribuição que interliga as subestações Frutal-II e Porto Colômbia, em 138 kV.

Segundo informa José Valteir de Araújo, engenheiro de empreendimentos da Cemig, "além de proporcionar melhorias na qualidade do fornecimento de energia, a SE Planura irá auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região, atraindo novos empreendimentos e, consequentemente, gerando mais empregos e desenvolvimento do município."

REGIÃO

A região já recebeu outros investimentos da Cemig no último ano, para ampliar a oferta de energia aos seus clientes. A SE Varjão de Minas foi energizada em novembro e a SE Serra do Salitre foi entregue no primeiro semestre. A subestação Araxá-2 está sendo ampliada e a SE Lagoa Grande está em fase adiantada de construção, com previsão de conclusão em junho de 2022. As obras das subestações Uberaba-7 e Uberlândia-8 já foram iniciadas. Além disso, diversas linhas de distribuição foram construídas para conectar essas subestações ao sistema elétrico, conferindo mais segurança em caso de necessidade operativa.

PROGRAMA

O Programa Mais Energia garante investimentos em todo o estado. Desta forma, o Governo de Minas, por meio da Cemig, está garantindo a ampliação do fornecimento de energia para novas cargas e melhorando a confiabilidade do sistema elétrico para a população, possibilitando a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado.

Serão investidos, por meio do Programa Mais Energia, cinco bilhões de reais na construção das novas instalações e linhas de alta tensão para conectá-las à rede de distribuição, além de obras de reforço nas redes de média tensão na área de concessão da empresa. Essa ação integra o maior plano de investimentos da história da Cemig, que prevê R$ 22,5 bilhões investidos nos próximos anos.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro