Balabanner

Frutal inicia Plano Diretor

O Plano Diretor Municipal depende de estudos e análises até ser implantado

Por João Cerino em 29/06/2022 às 12:07:34

Durante muitos anos a política de desenvolvimento econômico de Frutal se resumia à doação de terrenos para empresas interessadas em investir no município e essa ação pouco eficiente não permitiu um crescimento econômico satisfatório. A atual gestão municipal, que criou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação começou a atuar na criação de leis voltadas ao fomento da economia local. Os primeiros passos criaram a legislação específica para a instalação de corporações, empresas de médio porte e até pequenos empreendimentos e agora a secretaria parte para a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A nova legislação cria ferramentas e instrumentos que ajudam na prospecção de novos investimentos e estabelece condições para que essas novas empresas se instalem na cidade. O Codef é constituído tanto por membros do governo municipal como por cidadãos que integram entidades da sociedade civil organizada e tem como uma de suas missões participar da elaboração de políticas públicas direcionadas para promover a geração de renda e empregos para os moradores da cidade.

Além da posse do Conselho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também promoveu o lançamento do Conecta Frutal, uma plataforma digital onde as empresas e os empreendedores terão acesso a uma série de serviços e informações em apenas um único lugar e sem que a pessoa precise sair da empresa ou do conforto de casa. Para ter acesso a uma série de serviços como certidão de CNPJ, mentorias, cursos online e até pedidos de concessão de áreas, basta o internauta acessar https://conectafrutal.com.br.

Ainda durante o evento de lançamento do Conecta e da posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento, também foi apresentado um detalhado estudo sobre o município, informando as principais características infraestruturais, com dados sobre a economia e população. Esses dados pretendem embasar a criação de um Plano Diretor Municipal, que é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. O Plano Diretor é um conjunto de princípios e regras para a ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano.

FORMAÇÃO

A elaboração do Plano Diretor Municipal envolve uma série de fatores e deve contar com a participação ativa da população, dos especialistas em urbanismo e dos legisladores. Entre essas decisões, por exemplo, pode estar a criação de uma nova avenida para melhorar o tráfego de um bairro ao centro da cidade, a proibição de construção de prédios em determinadas áreas para que que características históricas sejam preservadas ou mesmo o estímulo a moradias em bairros em desenvolvimento. "Pretendemos implantar esse plano o quanto antes na nossa cidade", destacou o prefeito Bruno Augusto durante o evento.

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro