Balabanner

Aprosoja analisou o Projeto de Lei 3668

Segundo a entidade, este Projeto de Lei quer impedir a produção de bioinsumos e bioinseticidas nas propriedades

Por João Cerino em 03/07/2022 às 13:11:11

A Aprosoja Brasil divulgou nota no dia 28 de junho, alertando que o Projeto de Lei 3668/2021, em tramitação no Senado, vai impedir os produtores, inclusive os de orgânicos, de produzirem bioinsumos para controle biológico de doenças nas suas lavouras. De acordo com a entidade, "a medida favorece apenas a indústria, pois vai dificultar a redução do uso de pesticidas químicos nas lavouras, criando uma reserva de mercado para estes produtos".

A nota da Aprosoja Brasil menciona que "o texto atual apresentado pelo relator do Projeto de Lei 3668/2021 do Senado Federal tem dispositivos que impedirão os agricultores brasileiros, inclusive de orgânicos, de produzirem seus próprios bioinsumos para o controle biológico de doenças no campo. O projeto, que regulamenta o uso, a produção e a comercialização desses insumos, está prestes a ser aprovado em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. Mas o texto proíbe a produção em propriedade (on farm) de bioinsumos.

De acordo com a nota, a proposta em discussão no Senado não contribui para diminuir os elevados custos para produção de alimentos, já que grande parte dos insumos utilizados atualmente são importados e comprados em dólar. Ao contrário do projeto de lei sobre o mesmo tema que tramita na Câmara dos Deputados, por meio do PL 658/2021, o texto do Senado não tem alinhamento com os produtores de orgânicos e agricultores em geral, nem com o Ministério da Agricultura.

Ainda conforme a nota da Aprosoja, o setor do Agro quer menos produtos químicos na produção de alimentos e a redução no uso de pesticidas pode chegar, em média, a 40% nas culturas que mais utilizam esses produtos. De acordo com dados do setor obtidos pela Aprosoja Brasil, a participação dos insumos biológicos nas fazendas passou de 30% para 35% entre 2020 e 2021, em razão do aumento dos preços para importação dos químicos devido à pandemia de Covid-19 e à guerra no leste europeu.

Atualmente, os fungicidas químicos são usados em 90% a 95% das áreas de soja do país. Mas as projeções apontam que 40% a 45% dos sojicultores passarão a usar biofungicidas até 2030. No caso da cultura da cana, os bioinseticidas estão em 50% a 60% das áreas cultivadas. Para 2030, a projeção é de 100% no uso de bioinseticida. Já na cultura do algodão, o uso de insumos biológicos para o controle de nematóides (vermes de solo) vai passar dos atuais 60% para 70% em 2030.

Na avaliação dos produtores, a produção on farm de bioinsumos reduz o volume de produtos químicos que são importados e estimula a geração de emprego e renda dentro dos municípios com a produção destes insumos localmente. Além do que os bioinsumos não necessitam dos mesmo cuidados e equipamentos de segurança utilizados para os pesticidas químicos."

Fonte: Aprosoja Brasil

Comunicar erro