Balabanner

"É preciso rever a forma de pagamento ao produtor de leite"

Ministro acredita que o país tem grande potencial de ampliar a produção leiteira

Por João Cerino em 23/07/2022 às 11:33:26

Ministro Marcos Montes

O Brasil tem potencial para vir a ser o maior exportador de lácteos do mundo, a exemplo do que já ocorre com a soja, o café e a carne bovina, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Montes, ao participar do Fórum Nacional do Leite, promovido pela Abraleite, em Brasília. Ele destacou também o trabalho dos produtores de leite, chamando-os de heróis, que entregam à matéria-prima aos laticínios sem saber quando receberão o pagamento. Para ele, isso precisa ser revisto dentro da cadeia leiteira. "Precisamos perseguir a meta e ser o maior exportador de lácteos", enfatizou Montes, na abertura do fórum.

De acordo com ele, a produção leiteira do Brasil está aumentando, atingindo 35 bilhões de litros por ano. Hoje, como assinalou, o país tem 1,170 milhão de produtores na atividade, em 99% dos municípios do país. "Já somos maiores em vários produtos. Temos tudo para ser em lácteos também. Temos certeza de que vamos alcançar esse objetivo com trabalho sério. Me chama a atenção que aproximadamente 93% dos produtores tiram menos de 200 litros por dia", pontuou o ministro, para quem os produtores de leite são "heróis". "Os produtores entregam leite aos laticínios sem saber o preço que realmente vão receber. É algo que precisamos reestudar", disse.

Ainda conforme Montes, o governo também está trabalhando para garantir o uso do nome do leite somente em produtos lácteos.


SAFRA/PRONAF


O ministro também citou o Plano Safra 2022/23, lançado recentemente. "O Brasil apresentou ao mundo um Plano Safra para atender não só à produção do Brasil, mas para atender ao mundo, com preferência especial para os pequenos e médios produtores." O Plano Safra 2022/23, sublinhou o ministro, destinou 53 bilhões de reais do total de R$ 341 bilhões ofertados para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. Ele disse que a razão é que grande parte da cadeia leiteira é formada por agricultores familiares.

Em seu pronunciamento no fórum do setor leiteiro, Marcos Montes contou que esteve reunido com a comissária para Saúde e Segurança dos Alimentos da União Europeia, Stella Kyriakides, para "reatar negociações" e retomar o diálogo entre o país e o bloco, incluindo o setor leiteiro, no âmbito do Acordo UE-Mercosul. "Falei a ela sobre o nosso Serviço de Inspeção Federal-SIF, que é uma porta aberta no mundo todo pela seriedade do sistema. O leite é testemunha disso", disse. No encontro, as partes debateram parcerias estratégicas, a sanidade alimentar e o fluxo de comércio agrícola, segundo o ministro.

O Brasil e o bloco se comprometeram a colocar as equipes técnicas para conversar nos próximos meses.

Fonte: AGROemDIA

Comunicar erro