Balabanner

Anvisa cria Comitê Técnico da Emergência para Varíola dos Macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu criar um Comitê Técnico para a doença

Por João Cerino em 28/07/2022 às 14:21:50

A AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) decidiu criar um ComitĂȘ Técnico da EmergĂȘncia Monkeypox (varĂ­ola dos macacos) para que as ĂĄreas técnicas de pesquisa clĂ­nica, de registro, de boas prĂĄticas de fabricação, de farmacovigilĂąncia e de terapias avançadas atuem em processo colaborativo, inclusive com os profissionais de saĂșde e a comunidade cientĂ­fica.

A expectativa é que esse comitĂȘ reĂșna as melhores experiĂȘncias disponĂ­veis nas autoridades reguladoras, permitindo acelerar o desenvolvimento e as ações que envolvam pesquisas clĂ­nicas e autorização de medicamentos e vacinas.

"A equipe técnica atuarĂĄ com orientações sobre protocolos de ensaios clĂ­nicos e discutindo com os desenvolvedores orientações sobre ensaios clĂ­nicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergĂȘncia de saĂșde pĂșblica. O objetivo dessas orientações para desenvolvedores, incluindo acadĂȘmicos, é permitir a rĂĄpida aprovação e condução de testes bem projetados, para que possam fornecer dados robustos necessĂĄrios para a tomada de decisões e evitar a duplicação de investigações", informou a Anvisa.

SINTOMAS

A varĂ­ola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vĂ­rus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varĂ­ola. Essa doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de um a trĂȘs dias após o inĂ­cio da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varĂ­ola.

A doença é transmitida para pessoas por vĂĄrios animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

HISTÓRICO

Em 23 de julho de 2022, a varĂ­ola dos macacos foi classificada pela Organização Mundial da SaĂșde (OMS) como uma EmergĂȘncia de SaĂșde PĂșblica de ImportĂąncia Internacional (ESPII).

Desde o inĂ­cio do recente surto da varĂ­ola, a Anvisa tem acompanhado a situação, inclusive com orientação de ações na ĂĄrea de portos, aeroportos e fronteira, emissão de notas técnicas para orientar os serviços de saĂșde e doação de sangue.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro