Balabanner

Crea identificou 125 irregularidades em 2022

A Inspetoria de Frutal chegou a esse número depois de desenvolver 311 ações no ano passado

Por João Cerino em 21/03/2023 às 16:41:58

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, Crea-MG realizou 59.858 ações de fiscalização em todo o estado em 2022, um aumento de 14,7% em relação a 2021. Na inspetoria de Frutal foram realizadas 311 ações com a identificação de 125 irregularidades. "A nossa atividade principal é combater o exercício ilegal das atividades técnicas, que coloca pessoas e patrimônio em risco", destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

As ações no estado resultaram em 28.562 autos de infração e as principais irregularidades encontradas foram ausência de registro das empresas, faltas de Anotação de Responsabilidade Técnica-ART e de profissional legalmente habilitado. O índice de regularidade de empresas ligadas à engenharia, à agronomia e às geociências de Minas Gerais teve um aumento de 37% em 2022 em relação ao ano anterior.

Dentre as ações do Crea-MG em 2021, foram verificadas quase 14 mil empresas sem o registro no Conselho, número que diminuiu para pouco mais de dez mil no ano seguinte.

Lucio afirma que, embora a fiscalização seja por amostragem, esse cenário aponta para a importância da regularidade. "Para além da segurança, a constância do ato de fiscalizar cria essa cultura da legalidade", afirma. Segundo ele, ter uma empresa registrada e habilitada no Crea significa que as obras e os serviços prestados por ela são acompanhados por um responsável técnico, que estará preparado para aplicar as melhores práticas. "A fiscalização contínua gera maior segurança para a população, visto que as atividades estão sendo conduzidas por profissionais devidamente habilitados", pontua Lucio.


Fonte: Crea-MG

Comunicar erro