Balabanner

Geadas causam 'quebra' na produção de abacaxi em Frutal

O município de Frutal é o maior produtor de abacaxi dentro do estado de Minas Gerais

Por Redator em 12/07/2019 às 14:55:59

Geadas causam 'quebra' na produção de abacaxi em Frutal (Foto: Leonardo Rezende)

A cultura do abacaxi, que é a base da economia para uma importante parcela de produtores rurais do município de Frutal, deverá sofrer fortes perdas com a ocorrência das geadas causadas pelas quedas drásticas na temperatura durante o último final de semana.

De acordo com o agrônomo da Prefeitura de Frutal, Leonardo Rezende Martins, todos os produtores do município poderão sofrer prejuízos financeiros, já que a colheita da safra 2019 está no início.

A grande maioria é de pequenos dos produtores e, segundo o IBGE, o município de Frutal é o maior produtor de abacaxi dentro do estado de Minas Gerais, com uma área de 3.000 hectares, contabilizando áreas produtivas e em formação.

Para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Aparecida de Minas e região, a Coopercisco, ainda é cedo para estabelecer uma estimativa dos prejuízos causados pelas geadas dos dias 5 e 7 de julho. Mas, o que é certo, segundo a Coopercisco, é que, dos 42 milhões de frutos que se esperava serem produzidos em Frutal, haverá uma queda significativa na produção e, consequentemente, na comercialização do abacaxi.

Um trabalho coordenado pelo agrônomo da Emater, Luiz Guilherme Postali, juntamente com a Coopercisco e a Prefeitura de Frutal será realizado nas próximas duas semanas, para tentar estimar os prejuízos econômicos na cadeia produtiva do abacaxi no município de Frutal.



Comunicar erro