Balabanner

Frutal poderá ser sede de projeto sueco de sustentabilidade

A intenção é implantar esse método no Brasil

Por Redação em 13/09/2019 às 08:42:54

Frutal poderá ser sede de projeto sueco de sustentabilidade

O vereador Bruno Augusto esteve na quinta-feira, 12, na embaixada da Suécia em Brasília, acompanhando o deputado federal Zé Vitor. Eles se reuniram com a embaixadora Johanna Brismar Skoog e a diplomata Lisa Qvarfordt. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre o método utilizado pela Suécia no descarte e reaproveitamento do lixo, que tem destaque mundial.

A intenção é implantar esse método no Brasil, sendo que, caso se concretize, Frutal poderá sediar um dos projetos-piloto. O sistema de reciclagem da Suécia funciona tão bem que, por anos, o país teve de comprar lixo de seus vizinhos para manter suas plantas funcionando. Um exemplo dessa eficiência é o dado de que, desde 2011, menos de 1% do lixo doméstico produzido pelos suecos foi para aterros. Outros exemplos de sustentabilidade da Suécia foram a criação de pesados impostos sobre os combustíveis fósseis, criados em 1991 e a priorização de uso de fontes renováveis, que já fornecem metade da energia consumida pelo país. Para o vereador Bruno, essa é uma semente que foi plantada, mas que, no futuro, poderá colocar Frutal em destaque nacional.

"Louvável essa iniciativa do deputado Zé Vitor. Estamos bastante otimistas. Pra mim é um orgulho poder estar presente neste momento e saber que nossa cidade poderá sediar algo de grande representatividade", disse Bruno.

Comunicar erro