Balabanner

Aprenda a evitar casos de estelionato e extorsão

A maioria dos golpes são aplicados por telefone ou em compras pela Internet e venda de imóveis e veículos

Por João Cerino em 10/04/2021 às 13:01:11

Uma pessoa recebe uma ligação de número restrito e, do outro lado, uma voz masculina diz que está com um familiar e que deve ser depositada uma quantia, senão, a pessoa sequestrada será morta. No decorrer da ligação, a vítima ouve choro ou gritos e, por um grande apelo emocional, acaba atendendo as ordens de quem está praticando um falso sequestro. Embora seja difícil manter o controle, é preciso pensar que esse tipo de coisa pode ser um golpe, com o objetivo de obter dinheiro.

O falso sequestro é caso de estelionato e extorsão, prática criminosa que age no emocional da vítima, por meio de situações e de ameaças que induzem ao erro. A maioria das ocorrências aponta o golpe aplicado por telefone, mas há ainda casos em que se engana as vítimas com venda de imóveis, em compras pela Internet ou venda de veículos. A polícia já possui uma série de orientações para alertar as pessoas e ensinar como se prevenir para não serem enganadas.

A polícia recomenda não dar atenção ao golpista e desligar o telefone para tentar contato imediato com familiar citado na ameaça. É bom nunca atender as ordens da pessoa do outro lado, mesmo que pareça real. Se não conseguir localizar a pessoa, não se deve desesperar e entrar em contato com a polícia.

Para casos de compra e venda de imóveis, é importante dar atenção na documentação e providências legais, desconfiando de soluções muito rápidas. Já em casos de compra acertada pela Internet, é aconselhável que nunca vá até o local da compra sozinho.

É importante sempre pedir a nota fiscal do produto e ir com pelo menos mais duas pessoas até o local combinado para a entrega, pois, se ocorrer algo inesperado, a terceira pessoa servirá como testemunha.

No caso da compra de veículos automotores, o vendedor tem obrigação de transferir o veículo em até 30 dias e as assinaturas devem ser reconhecidas em cartório. Depois do prazo a falta das medidas legais gera multa ao vendedor e problemas para o comprador. É importante ser transparente e fazer as coisas dentro da lei, observando todos os direitos e deveres.

Fonte: Matérias na Internet

Comunicar erro