Balabanner

Estudantes elogiam modelo digital do Enem

O candidato Thomas Formiga disse que se sentiu mais seguro porque tinha pouco gente na sala - Tânia Rêgo/Agência BrasilAusênciasA prova, que já tinha menos [...]

Por João Cerino em 08/02/2021 às 00:21:27

O candidato Thomas Formiga disse que se sentiu mais seguro porque tinha pouco gente na sala - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ausências

A prova, que já tinha menos participantes, registrou também muitas ausências. No primeiro dia de aplicação, cerca de 68% não compareceram às provas. Hoje, segundo os entrevistados, tinham ainda menos participantes nos locais de prova.

“Tinha pouca gente, me senti melhor em relação à segurança em relação à covid-19. E hoje teve ainda menos gente que no primeiro dia”, disse o estudante Thomas Formiga, 17 anos, que também fez a prova no Rio. Ele pretende cursar música.

O estudante também elogiou o modelo digital. “Eu fiz o Enem regular em 2019 e, em comparação, eu achei muito melhor o fato que pode marcar uma pergunta para fazer depois, pode voltar, ir para frente e para trás com facilidade. O fato da tela estar na altura do rosto, faz com que não doa o pescoço, como na prova impressa”, diz.

Apesar de ser feita em tela, era preciso levar, como na aplicação impressa, caneta de tinta preta em ambos os dias de aplicação. No primeiro dia, porque a redação era feita à mão. E, no segundo, porque era possível fazer os cálculos em uma folha rascunho. A possibilidade de escrever as contas feitas também foi elogiada por participantes. Era possível escrever na tela, com o mouse, mas escrever à mão era mais confortável.

“Tinha a questão na sua frente, na tela, e o papel de rascunho na mesa. Foi muito mais fácil resolver as questões. Olha a questão e resolve no rascunho, muito mais rápido e fluido”, diz Formiga. “Definitivamente escrever na folha de rascunho é muito importante. Escrever na tela não é muito prático”.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas do Enem digital estão disponíveis para download no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 10.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro