Farol

Estudantes elogiam modelo digital do Enem

O candidato Thomas Formiga disse que se sentiu mais seguro porque tinha pouco gente na sala - Tânia Rêgo/Agência BrasilAusênciasA prova, que já tinha menos [...]

Por João Cerino em 08/02/2021 às 00:21:27

O candidato Thomas Formiga disse que se sentiu mais seguro porque tinha pouco gente na sala - T√Ęnia Rêgo/Agência Brasil

Ausências

A prova, que j√° tinha menos participantes, registrou também muitas ausências. No primeiro dia de aplica√ß√£o, cerca de 68% n√£o compareceram às provas. Hoje, segundo os entrevistados, tinham ainda menos participantes nos locais de prova.

“Tinha pouca gente, me senti melhor em rela√ß√£o à seguran√ßa em rela√ß√£o à covid-19. E hoje teve ainda menos gente que no primeiro dia”, disse o estudante Thomas Formiga, 17 anos, que também fez a prova no Rio. Ele pretende cursar música.

O estudante também elogiou o modelo digital. “Eu fiz o Enem regular em 2019 e, em compara√ß√£o, eu achei muito melhor o fato que pode marcar uma pergunta para fazer depois, pode voltar, ir para frente e para tr√°s com facilidade. O fato da tela estar na altura do rosto, faz com que n√£o doa o pesco√ßo, como na prova impressa”, diz.

Apesar de ser feita em tela, era preciso levar, como na aplica√ß√£o impressa, caneta de tinta preta em ambos os dias de aplica√ß√£o. No primeiro dia, porque a reda√ß√£o era feita à m√£o. E, no segundo, porque era possível fazer os c√°lculos em uma folha rascunho. A possibilidade de escrever as contas feitas também foi elogiada por participantes. Era possível escrever na tela, com o mouse, mas escrever à m√£o era mais confort√°vel.

“Tinha a quest√£o na sua frente, na tela, e o papel de rascunho na mesa. Foi muito mais f√°cil resolver as quest√Ķes. Olha a quest√£o e resolve no rascunho, muito mais r√°pido e fluido”, diz Formiga. “Definitivamente escrever na folha de rascunho é muito importante. Escrever na tela n√£o é muito pr√°tico”.

As notas do Enem poder√£o ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas do Enem digital est√£o disponíveis para download no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os gabaritos oficiais ser√£o divulgados no dia 10.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Revista Atual