Balabanner

Cemig utiliza drones na inspeção de redes rurais

Técnica garante maior efetividade na detecção de defeitos que podem levar a interrupções no fornecimento de energia

Por João Cerino em 24/04/2021 às 10:15:43

Para que a energia continue chegando com qualidade às propriedades rurais, a Cemig realiza um trabalho constante de inspeção preventiva, monitorando o estado de suas linhas de distribuição de energia. Com o objetivo de dar mais eficiência a esse processo, a Cemig tem investido em novas tecnologias, como a utilização de drones para a realização das inspeções. Essa técnica garante maior efetividade na detecção de defeitos que podem levar a interrupções no fornecimento de energia, mais segurança aos inspetores e mais agilidade ao processo.

O gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição Triângulo, Cladston da Silva Santana, revela que, há vários anos, a empresa vem realizando estudos e testes sobre a utilização destes equipamentos, porém, este ano 100% da inspeção das redes em áreas rurais serão feitas com drones.

"É uma tecnologia que tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, uma vez que oferece uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam de difícil observação a olho nu. Esses equipamentos permitem visão mais ampla e privilegiada da fiação, o que torna nossas inspeções mais efetivas e seguras", afirma Cladston.

No Triângulo e Alto Paranaíba, estas inspeções estão sendo realizadas pelas empresas Cellminas e Potência, que deverão percorrer todos os municípios da região até o final do ano. As empresas a serviço da Cemig estão instruídas a contatar as prefeituras e a Polícia Militar em cada localidade onde acontece o trabalho.

A Cemig destaca que estes serviços são realizados durante o dia e que as empresas a seu serviço não estão autorizadas a utilizar os drones durante a noite. Mesmo assim, se o cliente tiver dúvidas, pode contatar o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, para esclarecimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cemig

Comunicar erro