Balabanner

Prefeitura de Frutal contesta reportagem sobre vacinas vencidas

A Secretaria de Saúde verificou que, ao fazer o registro das doses no sistema informatizado do Ministério da Saúde, o servidor responsável clicou errado no número do lote de identificação das vacinas

Por João Cerino em 28/04/2021 às 14:10:41

Prefeito mostra relatório provando que a vacina estava dentro do prazo

Na tarde da última terça-feira, dia 27 de abril, o jornal "O Tempo", de Belo Horizonte, publicou uma matéria dizendo que, suspostamente, 54 municípios mineiros teriam aplicado doses de vacinas com data de validade vencida. Ao todo, 534 pessoas teriam recebido uma dose do imunizante e, ainda de acordo com a matéria a diferença entre as datas de vencimento e de aplicação chegariam a 25 dias. A informação causou preocupação, pois, segundo a publicação, em Frutal haveria duas pessoas que teriam tomado as doses vencidas. A informação pegou a Secretaria Municipal de Saúde de surpresa, pois o jornal nem sequer procurou o órgão antes de publicar a matéria.

Depois de tomar conhecimento da publicação, a secretaria de saúde, Lamonise Ribeiro, reuniu imediatamente toda a equipe de imunização da pasta e também entrou em contato com o superintendente regional de saúde, com o coordenador regional de Vigilância em Saúde e com a coordenadora regional de imunização. "Além disso, trabalhamos incansavelmente para identificar quem seriam essas duas pessoas que suspostamente teriam tomado as doses da vacina e constatamos que se tratava de duas servidoras municipais. Elas entenderam a situação e, em momento nenhum, duvidaram que estivessem devidamente imunizadas".

A Secretaria de Saúde começou a investigar o que teria acontecido e verificou que, ao fazer o registro das doses no sistema informatizado do Ministério da Saúde, o servidor responsável clicou no link errado do número do lote de identificação dessas duas vacinas e, como esse sistema ainda está em construção, não permite que o erro seja corrigido", explicou Lamonise. A secretária de saúde ainda salientou que todos os lotes de vacinas que chegam até Frutal têm os prazos de validade conferidos por pelo menos três vezes. "O governo faz uma conferência em Belo Horizonte, a Superintendência Regional também faz isso em Uberaba e aqui nós também fazemos antes de repassarmos às unidades de vacinação."

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, informa que as doses sempre chegam acompanhadas de nota fiscal. "Vem o lote e a quantidade registrada na nota e, nesse caso em questão, nós recebemos o referido lote no dia 26 de fevereiro com validade até o dia 29 de março. Eu posso garantir que todas as doses foram aplicadas dentro do prazo de validade."

Patrícia aproveitou para esclarecer que também não procede a notícia publicada pelo Jornal da Manhã de Uberaba, onde afirma que o município de Frutal teria aplicado doses de fabricantes diferentes em seis pessoas, ou seja, que as pessoas teriam recebido na primeira etapa o imunizante de uma marca e na segunda etapa uma vacina de outro fabricante. "Isso não ocorreu em hipótese nenhuma, o problema é que o sistema do Ministério da Saúde não permite correções quando ocorre a digitação uma informação errada."

O prefeito Bruno Augusto destacou que Frutal é um dos poucos municípios mineiros que está seguindo à risca o plano de imunização determinado pelo estado de Minas Gerais. "Por isso, é lamentável que algumas pessoas maldosas usem da saúde e de uma pandemia para fazer politicagem e alarmar a população. Como, em um mesmo frasco oito doses não estariam vencidas e duas supostamente estariam? Isso não faz nenhum sentido. Faltou ao jornal "O Tempo" se informar melhor sobre esse importante tema e evitar alarmar o povo mineiro com essa lamentável fake-news."




O Jornal da Manhã, de Uberaba, se baseou no jornal 'O Tempo" e também divulgou a informação equivocada.


Prefeitura apresentou o frasco de onde saiu a vacina e comprovou que houve apenas um erro no momento de dar baixa no frasco que armazenava dez doses da vacina.

Fonte: Reportagem Alô Comunicação e live da Prefeitura de Frutal via Facebook

Comunicar erro