Balabanner

PF investiga desvio de medicamentos para intubação no Amapá

A Polícia Federal cumpriu neste dia 7, quatro mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e residências em Macapá

Por João Cerino em 07/05/2021 às 19:11:20

A PolĂ­cia Federal (PF) cumpriu hoje (7) quatro mandados de busca e apreensão em órgãos pĂșblicos e residĂȘncias em MacapĂĄ (AP), como parte da Operação Anestesia. A operação apura denĂșncias de desvio de medicamentos do chamado kit intubação, como sedativos e bloqueadores neuromusculares, destinados a sedação de pacientes internados em situação grave com covid-19.

Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da SaĂșde ao estado. De acordo com a PF, cerca de 20 policiais federais participaram da operação, que teve apoio do Ministério PĂșblico Federal.

Entre os locais, os policiais realizaram busca de dados e documentos relativos à entrada e à saĂ­da dos medicamentos da Central de Abastecimento FarmacĂȘutico do AmapĂĄ (CAF), vinculada à Secretaria de SaĂșde do Estadual, para o Hospital UniversitĂĄrio (HU) de MacapĂĄ, maior centro de referĂȘncia na internação de pacientes com covid-19 no estado.

A investigação, que teve inĂ­cio a partir de denĂșncias, apontou indĂ­cios de que medicamentos sob a responsabilidade da CAF estariam sendo enviados sem as formalidades legais, em possĂ­vel desvio.

De acordo com a polĂ­cia, apesar da central de abastecimento ter registrado o envio dos medicamentos disponibilizados pelo ministério, os fĂĄrmacos estavam em falta no HU.

"Identificou-se também que particulares, possivelmente atendendo a indicações de pessoas do HU, estariam procurando farmĂĄcias especializadas na capital para comprar os medicamentos sedativos, para tratamento de familiares/pacientes internados em UTIs", disse a PF.

A PF identificou indĂ­cios de peculato e organização criminosa, que em caso de comprovação, podem resultar em penas de até 20 anos de reclusão.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro