Balabanner

Fiocruz diz que quatro estados mostram tendência de alta de Covid-19 e SRAG

Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins apresentaram tendência de crescimento nos casos e óbitos por Covid-19 e na incidência de SRAG

Por João Cerino em 14/05/2021 às 09:30:00

Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins apresentaram tendĂȘncia de crescimento nos casos e óbitos por covid-19 e na incidĂȘncia de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na semana de epidemiológica 18, de 2 a 8 de maio. As informações foram divulgadas hoje (13) no Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta que todo o paĂ­s continua a registrar nĂ­vel muito alto de SRAG.

Segundo o estudo, Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul tĂȘm mais de 75% de probabilidade de recrudescimento da pandemia na anĂĄlise de curto prazo (Ășltimas trĂȘs semanas), e Amazonas e Maranhão apresentam essa tendĂȘncia na anĂĄlise de longo prazo (Ășltimas seis semanas). Entre as capitais, trĂȘs apresentam sinal de crescimento de casos e óbitos: Manaus, Porto Alegre e Palmas.

Por outro lado, 16 estados apresentaram tendĂȘncia de queda de casos e óbitos em uma das duas anĂĄlises. Na de longo prazo, CearĂĄ, Minas Gerais, ParanĂĄ e Santa Catarina tĂȘm mais de 95% de probabilidade de redução de casos e óbitos.

Os pesquisadores responsĂĄveis pelo estudo alertam que muitos desses estados com queda nos nĂșmeros ainda estão com valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020. Além disso, o boletim informa que foram observados indĂ­cios de interrupção da tendĂȘncia de queda nos nĂșmeros no AmapĂĄ, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, PiauĂ­, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Para o coordenador do sistema Infogripe, Marcelo Gomes, a flexibilização das medidas de prevenção à covid-19 deve ser tratada com cautela, porque reaberturas precoces em um cenĂĄrio de dados epidemiológicos ainda muito elevados podem agravar a situação.

O boletim divulgado hoje também alerta para o aumento no nĂșmero de casos de vĂ­rus sincicial respiratório (VSR). Este aumento foi verificado em todas as regiões do pais, sendo que as regiões Sudeste e Centro-Oeste são as que apresentam a maior incidĂȘncia acumulada até o momento.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro