Balabanner

Fiocruz entrega mais vacinas que o previsto pela terceira vez

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou ontem, 14 a entrega de mais 4,7 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Por João Cerino em 15/05/2021 às 15:00:00

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou hoje (14) a entrega de mais 4,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O nĂșmero supera em 600 mil o inicialmente previsto É a terceira semana que a instituição cientĂ­fica vinculada ao Ministério da SaĂșde repassa ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) mais doses do que o estimado. Isso havia ocorrido em 23 de abril, quando foi entregue 500 mil doses extras, e em 30 de abril, quando o incremento foi de 900 mil doses.

"O aumento do quantitativo nesta semana foi possĂ­vel por conta da antecipação de lotes previstos para serem liberados na próxima semana. As entregas ocorrem em duas remessas: uma, com 217 mil doses, para o estado do Rio de Janeiro; e outra, com o restante do quantitativo, para o almoxarifado designado pelo Ministério da SaĂșde, de onde sairão as doses para os demais estados, até o final do dia", diz em nota a Fiocruz.

A vacina produzida pela instituição é a Covishield, que jĂĄ possui registro definitivo na AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) e estĂĄ sendo usado no controle da pandemia seguindo os critérios do PNI. Ela foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacĂȘutica inglesa AstraZeneca, que firmaram com a Fiocruz, no ano passado, um acordo para transferĂȘncia de tecnologia.

Com a nova entrega, a instituição chega à marca de 34,9 milhões doses disponibilizadas ao PNI. Os primeiros lotes da vacina que chegaram ao paĂ­s em janeiro foram importados da Índia. A fabricação em larga escala no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos) teve inĂ­cio em março.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro