Farol

Universidades têm até amanhã para aderir à 1ª seleção do Sisu de 2021

Termina neste dia 12 o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021

Por João Cerino em 11/02/2021 às 14:21:37

Termina amanh√£ (12) o prazo de ades√£o de institui√ß√Ķes p√ļblicas de educa√ß√£o superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu). A ades√£o, que come√ßou na segunda-feira (8), deve ser feita exclusivamente por meio do site Sisu Gest√£o.

Só poder√£o participar desta sele√ß√£o estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que foi adiado em raz√£o da pandemia de covid-19 e aplicado em janeiro e fevereiro deste ano.

As inscri√ß√Ķes para os estudantes v√£o de 6 a 9 de abril, segundo edital publicado hoje (11) pelo Ministério da Educa√ß√£o.

Entrada no ensino superior

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a um curso de gradua√ß√£o em universidades p√ļblicas do pa√≠s, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas s√£o abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem e n√£o ter zerado a reda√ß√£o.

É de exclusiva responsabilidade da institui√ß√£o participante descrever, no documento de ades√£o, as condi√ß√Ķes espec√≠ficas de concorr√™ncia às vagas por ela ofertadas no √Ęmbito do Sisu. Após o per√≠odo de ades√£o, as institui√ß√Ķes ter√£o de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informa√ß√Ķes constantes nos documentos de ades√£o, que dever√£o ser encaminhados ao MEC.

O edital de ades√£o prev√™ ainda que seja disponibilizado, pelas institui√ß√Ķes, o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documenta√ß√£o exigida e efetuar suas matr√≠culas de forma remota, caso n√£o possam realizar os procedimentos necess√°rios de forma presencial.

Cabe a elas, ainda, divulgar, tanto em suas p√°ginas na internet como em locais de grande circula√ß√£o de estudantes, as condi√ß√Ķes espec√≠ficas de concorr√™ncia às vagas ofertadas no √Ęmbito do Sisu, conforme expressas em seus documentos de ades√£o, bem como editais próprios, como da lista de espera, e a sistem√°tica adotada para a convoca√ß√£o dos candidatos.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Revista Atual