Balabanner

Polícia liberta canários criados de forma irregular

PM encontrou oito aves em seis gaiolas e armadilhas para capturar outros pássaros da mesma espécie

Por João Cerino em 24/06/2021 às 07:45:00

Após uma denĂșncia via 190, em Frutal, na manhã de 21 de junho, por volta das 11h11, a PolĂ­cia Militar foi a uma casa onde o morador teria vĂĄrios pĂĄssaros, como canĂĄrios da terra e outros em cativeiro, bem como praticava a captura da espécie usando equipamento conhecido por alçapão. O denunciado confirmou que tinha vĂĄrias gaiolas, mas, talvez com intenção de descartar uma possĂ­vel verificação por parte dos policiais militares, disse que eram canĂĄrios belgas, que são aves exóticas. Quando os policiais pediram para verificar, ele voltou atrĂĄs e disse que seriam, sim, da espécie canĂĄrios da terra.

A mudança de atitude ocorreu quando a PM pediu autorização para entrar na residĂȘncia para confirmar a situação, inclusive com a assinatura do termo de autorização para ingresso em residĂȘncia. Foram localizadas seis gaiolas, sendo quatro de tamanho pequeno e duas grandes, com as duas Ășltimas com alçapão usado para capturar as aves. Nas gaiolas havia oito canĂĄrios da terra, da espécie Sicalis flaveola, sendo justificada a aplicação do Artigo 29 da Lei 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais, pela qual é crime "matar, perseguir, caçar, utilizar espécimes da fauna silvestre nativos ou em rota migratória sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente."

O suspeito também incorre, segundo o Reds, no crime que pune "quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou em depósito animais da fauna silvestre. " Foi elaborado o Termo Circunstanciado de OcorrĂȘncia e encaminhado ao Juizado Especial Criminal, devidamente assinado pelo autor para providĂȘncias. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Controle de Zoonoses, sendo avaliadas por veterinĂĄrio, CRMV-MG 16373, atestando que os animais se encontravam saudĂĄveis e sem sinais de domesticação, sendo as aves soltas de volta à natureza na presença do veterinĂĄrio.

As gaiolas apreendidas foram devidamente destruĂ­das, de acordo com fotos anexas ao Reds e foi ainda encaminhada cópia da ocorrĂȘncia para a PolĂ­cia Ambiental da cidade de Frutal, para que sejam tomadas as medidas legais cabĂ­veis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional - 4ÂȘ Cia PM Ind.

Comunicar erro