Balabanner

Meteorologia prevê queda de temperatura

A nova massa de ar polar deverá causar frio na região, com maior intensidade no final do mês

Por João Cerino em 17/07/2021 às 11:08:16

Foto- João Cerino

A segunda quinzena de julho deverá ter nova massa polar passando pelo país e as temperaturas devem cair novamente em uma extensa faixa do território brasileiro, com efeitos que chegam a Minas Gerais e inclusive ao Triângulo Mineiro. Segundo publicação da Metsul Meteorologia, uma nova frente fria chega ao Brasil a partir do dia 18, embora com menor intensidade, mas as temperaturas devem cair mais para o final do mês. Conforme a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia-Inmet, Anete Fernandes, a onda de frio do fim de junho foi a primeira que avançou pelo estado inteiro. Ela aponta que o inverno não terá três meses somente de frio, mas vai haver temperaturas baixas e mais amenas intercaladas.

De acordo com a Metsul Meteorologia, a partir deste sábado, espera-se manhãs mais frias e tardes mais quentes no estado de Minas Gerais e a frente fria traz chuvas ao Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A instabilidade da frente fria que avançou pelo Sul do Brasil com pouca chuva na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve ganhar força ao encontrar o ar mais quente do Brasil Central. Estas chuvas deverão se concentrar entre o Paraná, o sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, devendo ser de baixa intensidade e com poucas possibilidades de chegar ao Triângulo Mineiro.

Não deve chover na região de Frutal pelo menos até o dia 26 de julho, quando as temperaturas devem começar a cair mais, com possibilidade de repetir os eventos dos dias 30 de junho e 1º de julho, quando chegou a se formar geada nesta região. A massa de ar polar deve trazer dias de sol com madrugadas muito frias e formação de geada em diversos estados do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste do país.

O Instituto Climatempo prevê que as temperaturas devem sofrer quedas bruscas nos dias 18 e 19 de julho, podendo atingir a máxima de 22 graus e a mínima chegando a 7 durante este período. A temperatura sobe com aparência de estar se normalizando a partir do dia 20, mas deve oscilar bastante para depois cair novamente em 29 de julho, com possibilidade de se chegar a zero graus. Essas temperaturas podem mudar para a região do Triângulo Mineiro caso haja interferência das massas de ar seco que estão sobre a região do Brasil Central.

Fonte: Com informações de Jornal O Tempo, Inmet, Metsul Meteorologia e Climatempo

Comunicar erro