Balabanner

PC apreende 'carretinhas' em Fronteira

O objetivo é verificar o Número de Identificação Veicular, evitando uso de notas fiscais compradas para gravar ou afixar a identificação

Por João Cerino em 21/10/2021 às 12:33:16

A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Fronteira, com apoio da Delegacia Regional de Frutal, fez a apreensão de onze reboques e semirreboques neste dia 20 de outubro. A polícia investiga suspeitas de fraude nos registros e a ação realizada em Fronteira é um desdobramento da Operação Noakes, deflagrada pela Segunda Delegacia Regional de Araxá, a qual apurou atuação de organização criminosa responsável por complexo esquema de venda de notas fiscais e números de identificação veicular NIV –também conhecido por código VIN- para terceiros.

Essa venda do Número de Identificação Veicular permite que os donos das chamadas carretinhas, usem as notas fiscais compradas para gravar ou afixar o NIV em chassi de reboques e semirreboques que podem ser oriundos de crimes precedentes ou fabricados por empresas não autorizadas. Essa fabricação sem qualquer rigor técnico é perigosa, pois é feita por pessoas que sequer conhecem o projeto aprovado e, por isso, ignoram requisitos mínimos de segurança viária. Ao todo, foram expedidos quinze mandados de busca e apreensão, sendo que, até o momento, onze reboques foram localizados e apreendidos pela Polícia Civil.

Participaram da operação os investigadores de polícia Viviane Ribeiro Vilas Boas, Arieh Franco Branquinho, Philipe Werner Pereira Pestana, Marianna de Souza Silva, a escrivã Mayara Mori Queiroz, André Luís de Freitas e o delegado Bruno Salmen Hussain.


Fonte: Terceira Delegacia Regional de Polícia Civil

Comunicar erro