Balabanner

Secretário diz que "pico da onda de Covid' passou

O secretário de Saúde de Minas Gerais diz que ampliar a vacinação é fundamental para garantir que a tendência de queda se mantenha

Por João Cerino em 15/02/2022 às 10:52:31

Secretário Fábio Baccheretti - Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

A Secretaria de Saúde apresentou um panorama da pandemia de Covid-19 no estado e, segundo o médico e secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, Minas Gerais já superou o pico de novos casos registrados de Covid-19 e a tendência é de queda nos próximos dias. Ele fez esse apontamento na quinta-feira da semana passada, dia 10, em entrevista coletiva na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, quando apresentou dados sobre a média móvel projetada, além da observação de uma descida na curva de casos.

O secretário diz que, por conta do tamanho do estado, a queda do número de novos registros de Covid-19 ainda não se apresenta de forma homogênea em todas as regiões, mas já é notada nas áreas mais populosas. "As maiores regiões mineiras, especialmente Centro e Triângulo do Sul, são os destaques no que se refere a essa queda no número de novos casos", disse. Com relação às mortes, Baccheretti pontuou que os números atuais estão relacionados às internações de duas semanas atrás, período em que a pandemia atingiu o auge no estado.

Dessa forma, ele disse que é esperada uma redução desse indicador nos próximos dias. "Com a diminuição dos novos casos e do número de pacientes aguardando internação, a expectativa é a de que daqui a duas semanas também comece a cair o número de óbitos por Covid em Minas", detalhou. Quanto ao surgimento da sub-linhagem BA.2 da variante ômicron, o secretário explicou que não há expectativa de que a nova cepa cause uma piora no cenário da pandemia no estado. Até o momento, não foi notificado nenhum caso da referida sub-linhagem em Minas Gerais.

Fábio Baccheretti destacou, ainda, a importância da vacinação das crianças, e também da aplicação da segunda dose e da dose de reforço nos adultos como forma mais eficaz de se vencer a pandemia. "No que se refere à imunização infantil, percebemos uma aceleração na última semana, mas queremos avançar ainda mais. Já sobre a imunização dos adultos, cerca de 2,4 milhões de mineiros ainda estão sem a segunda dose da vacina contra Covid. Por isso, precisamos garantir a vacinação infantil e a dose de reforço da população, para termos certeza de que os mineiros estão protegidos", alertou o secretário.


Fonte: Agência Minas

Comunicar erro