Balabanner

Evoluindo com maturidade

As conquistas femininas devem ser concretizadas com maturidade para que sejam duradouras

Por João Cerino em 08/03/2022 às 16:30:00

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Mas a luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 1930, até que fosse dado a elas o direito ao voto, o que aconteceu em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.

A partir dos anos 1970, algumas organizações passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo e, em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

A artista plástica e educadora Maria Inês Vasconcelos Rodrigues analisa a busca por reconhecimento e direitos fundamentais e considera que as conquistas da mulher são extremamente importantes, mas elas não devem ser concretizadas em clima de competição, mas sim em harmonia das mulheres com os homens e com elas mesmas.



Fonte: Alô Frutal

Comunicar erro