Balabanner

Polícia recupera defensivos desviados

Um motorista foi detido por policiais militares em Campo Florido com uma carga avaliada em um milhão de reais

Por João Cerino em 29/03/2022 às 12:07:49

Caminhão que levava os defensivos - Foto: PMMG

Um homem foi preso na madrugada do dia 28 em Campo Florido, por volta das 2h00, quando a Polícia Militar teve conhecimento de que havia um caminhão parado na BR-262, no perímetro urbano. Os policiais haviam sido contatados por telefone por uma empresa comunicando que um caminhão havia perdido sinal próximo à cidade e, por isso foi iniciado patrulhamento pelas margens da BR-262. A viatura encontrou o caminhão, que estava fora de sua rota e, em contato com o motorista, ele demonstrou nervosismo, até que informou se tratar de um furto de carga, porém, o caminhão deu problemas mecânicos que o obrigaram a parar na cidade.

O caminhão, um VW 19.320 CLC TT, de cor branca, estava puxando um semirreboque SR Facchini SRFCF, ambos de Ribeirão Preto e, na abordagem, o condutor e proprietário, informou que o veículo trator havia apresentado problemas mecânicos e que entraria em contato com a empresa informando o atraso na entrega. A PM fez o monitoramento do veículo enquanto o motorista calçou, desconectou e desacoplou o semirreboque, mas, como mostrava nervosismo, foi determinado que a baú fosse aberto e apresentada a nota-fiscal da carga.

Assim que a guarnição policial viu a carga toda revirada o condutor tentou fugir, sendo impedido com imobilização e algemação. O motorista contou que foi procurado há cerca de quatro meses por um homem que transferiu o caminhão e o semirreboque para seu nome, para que fizesse fretes intermediados por ele até que fosse contatado para entregar determinadas cargas de maior valor. Ele disse que carga foi feita e Hortolândia-SP e tinha como destino Cuiabá-MS, mas o homem suspeito parou em Chapadão do Sul-MS, desligou o rastreador do caminhão e revirou a carga para verificar se servia para a venda, da qual o motorista ficaria com 10% do lucro.

O motorista disse que retornou sentido a Uberaba-MG onde realizaria novo contato com o suspeito e seria informado do local de descarga, mas o caminhão apresentou problemas de aquecimento próximo a Campo Florido e ele permaneceu nas proximidades da cidade aguardando que outro cavalo mecânico viesse buscar a carga. A entrega seria feita fora do destino e o motorista depois procuraria pela Policia Militar para registrar o roubo do semirreboque com a carga avaliada em aproximadamente um milhão de reais.

Foi feito contato com a seguradora da carga, que deslocou até a cidade de Campo Florido e foi informada sobre o esquema de roubos de carga que os envolvidos praticavam, realizando em seguida o registro de roubo. O motorista preso foi apresentado na 15ª Delegacia de Polícia em Uberaba, enquanto o caminhão foi apreendido sob os cuidados do pátio credenciado do Detran. A carga de 20 mil litros de defensivos, no valor aproximado de um milhão, permaneceu sob a custódia da transportadora. Uma testemunha, funcionário da empresa responsável pelo rastreamento por meio de dispositivo rastreador, informou que haviam sido colocadas iscas em meio à carga e que certamente ela foi revirada à procura destes dispositivos de rastreio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional - 69º BPM - Frutal-MG

Comunicar erro