Balabanner

Gaeco apreendeu onze armas, munição, veículos e drogas

Além dos materiais, foram feitas dez prisões de pessoas envolvidas em disputa relacionada ao tráfico de drogas

Por João Cerino em 08/04/2022 às 15:14:36

A ação de vĂĄrios órgãos de segurança sob controle do Gaeco-Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado de Uberaba, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 7, em Iturama, apreendeu armas, veĂ­culos, drogas, munição e resultou na prisão de dez pessoas, sendo sete delas por mandado de prisão e trĂȘs em flagrante delito. A Operação "Sexto Mandamento" que faz referĂȘncia à frase bĂ­blica "Não MatarĂĄs", aconteceu em virtude de uma disputa de grupos criminosos rivais em um bairro da cidade, onde vinham ocorrendo homicĂ­dios por conta do controle territorial do trĂĄfico de drogas.

Foram cumpridos treze mandados de busca e apreensão, sendo doze em Iturama e um em ParanaĂ­ba-MS, além de buscas para cumprir catorze mandados de prisão preventiva, sendo dez em Iturama, um em ParanaĂ­ba e outros trĂȘs contra indivĂ­duos jĂĄ presos em Uberaba, São José do Rio Preto-SP e Riolândia. A ação aconteceu após trabalho de levantamentos e investigações da Terceira Companhia PM Independente em parceria com o Gaeco Uberaba em decorrĂȘncia da "guerra" entre traficantes na cidade.

A operação envolveu a mobilização de 62 policiais militares, contando com a presença de integrantes da Terceira Companhia PM Independente, Rocca do 4° BPM, TĂĄtico Móvel do 67Âș BPM, BPMRv, promotores de justiça e servidores do Ministério PĂșblico de Minas Gerais, Comando de Aviação da PMMG por meio da 2ÂȘ Brave, Departamento PenitenciĂĄrio de Minas Gerais pela PolĂ­cia Penal de Minas Gerais e apoio do Gaeco de Mato Grosso do Sul.

No fechamento da ação, foram, apreendidos trinta aparelhos celulares, R$10.803,35 e onze armas, sendo trĂȘs Espingardas marca CBC, trĂȘs revólveres calibre 32 sem marca, uma espingarda calibre 28 Full Choke, um revólver calibre 22 da marca Rossi, uma carabina de pressão, uma espingarda "polveira", um rifle calibre 32 e ainda diversas peças de arma de fogo. As munições apreendidas incluem quatro caixas de calibre 22 CBC intactas, 29 munições calibre 38 intactas, duas munições calibre 34 intactas, seis munições calibre 8mm intactas, uma munição calibre 35 intacta e duas munições calibre 380 intactas.

Também foram encontrados dois baldes com estojos deflagrados, uma sacola com cartuchos de espingardas deflagrados, um balde com balotes para recarga, oito caixas de espoletas, cinco caixas fechadas com insumos para recarga, trĂȘs ferramentas para manutenção de insumos, 78 coronhas de madeira, 26 canos de diversos armamentos, quatro prensas para realização de recargas de munição e quatro carregadores de calibre 380.

Entre as apreensões também estão um carro, duas motocicletas, trĂȘs computadores, dois relógios, uma câmera de segurança, dois tablets e 17 pendrives. Os materiais para fabricação de armas encontrados foram um recipiente com chumbo, um com pólvora e treze espoletas para fabricação de cartuchos. Também, foram localizadas e apreendidas, quarenta pedras de crack e uma porção de maconha. Houve também a apreensão de valores dos investigados, que foram estimados em 1,6 milhões de reais.

INVESTIGAÇÃO

A investigação que resultou na Operação Sexto Mandamento começou em julho de 2021, por conta de um grande nĂșmero de ocorrĂȘncias envolvendo homicĂ­dios e tentativas na cidade de Iturama, resultado das disputas entre traficantes por pontos de comercialização de drogas em um dos bairros da cidade. "A invasão de um grupo em bairro controlado pelo outro, somando-se ao assassinato da liderança deste, inaugurou uma disputa conflituosa jamais vista antes", diz o Gaeco.

A investigação mostrou que, desde o inĂ­cio de 2021, ocorreram oito homicĂ­dios e 5 tentativas e que isso deixou evidente que os criminosos estavam decididos a não poupar esforços para conquistar ou manter o monopólio do trĂĄfico em Iturama, mesmo que isso significasse o derramamento de sangue.


Fonte: Terceira Companhia PM Iturama e G1

Comunicar erro