Balabanner

Receita Federal alerta sobre e-mail falso

Segundo o comunicado, está circulando um pedido falso para correção de pendências

Por João Cerino em 29/04/2022 às 10:31:57

Uma solicitação de correção de pendências na declaração do Imposto de Renda que tem sido enviada por e-mail para pessoas em Frutal e na região é uma fraude. A Receita Federal foi informada sobre a possibilidade de o contribuinte cair em um golpe a partir do recebimento de um e-mail pelos criminosos, que usam o nome e outros elementos de marca semelhantes aos da RF, solicitando a regularização de pendências, que podem ser relativas ao Imposto de Renda ou outro assunto relacionado. Segundo o site da instituição, é preciso que o cidadão fique atento para não cair no golpe, pois o e-mail tem arquivos que causam danos e pode recolher dados.

Ao acessar o arquivo, que teria cópias das declarações enviadas, além de detalhes e informações que imitam as comunicações do órgão, a vítima fica sujeita a uma invasão ao computador que pode trazer transtornos, como risco de exposição de informação ou perda de dados existentes no aparelho. A Receita Federal alerta que, para verificar qualquer pendência no Imposto de Renda com segurança, o cidadão deve acessar o extrato por meio do portal e-CAC, que é a única forma de evitar prejuízos.

A orientação, portanto, caso alguém receba essa comunicação e queira conferir sua declaração de imposto de renda é que o cidadão deve acessar o e-CAC, disponível no site da Receita, onde será possível verificar a existência de pendências ou mensagens. A Receita Federal encaminha alertas para os cidadãos por e-mail apenas quando este é fornecido no preenchimento do imposto de renda, mas esses alertas apenas comunicam a existência de mensagens no portal e-CAC e toda a comunicação é feita pelo portal.

Pode ser que o órgão envie e-mails, mas eles não têm links, arquivos ou imagens. Por isso, o cidadão que receber comunicação por e-mail não deve clicar em links ou baixar arquivos, mesmo que pareça um link para o portal ou para o site do órgão. O mais seguro é sempre acessar o site da Receita Federal utilizando o navegador de Internet, digitando www.gov.br/receitafederal na barra de endereços, mas lembrando sempre de jamais clicar em link de e-mail recebido.

Fonte: www.gov.br/receitafederal

Comunicar erro