Balabanner

PF deflagra segunda ação contra organização criminosa

A Fase 2 é mais uma operação da Polícia Federal contra desvio e lavagem de dinheiro

Por João Cerino em 11/05/2022 às 17:30:00

Varginha - A PolĂ­cia Federal deflagrou, neste dia 10 de maio, a Fase 2 da Operação JÂŽAdoube, que investiga desvio e lavagem de dinheiro da Universidade Vale do Rio Verde-Unincor e de sua mantenedora, a Fundação ComunitĂĄria Tricordiana de Educação-FCTE. No dia 8 de março, a PF havia cumprido 28 ordens judiciais sendo dezesseis delas mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Varginha, TrĂȘs Corações, Conceição do Rio Verde, Contagem, Nova Lima e Belo Horizonte, além das doze ordens judiciais de apreensão especĂ­ficas em desfavor de pessoas fĂ­sicas e jurĂ­dicas.

Com o avanço das investigações, verificou-se que o grupo continuava em atividade e esse fato deu oportunidade para que a PF fizesse nova representação e o cumprimento de quatro ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva, duas ordens de busca e apreensão e uma medida cautelar especĂ­fica.

Estima-se que o grupo tenha desviado, ao longo de trĂȘs anos, a quantia aproximada de 52 milhões de reais da FCTE-Unincor, instituição de ensino que possui cursos de graduação e especialização em vĂĄrias cidades, inclusive na grande Belo Horizonte. Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão.

O nome da Operação "JÂŽAdoube" é uma referĂȘncia a um termo utilizado no jogo do xadrez, que significa "eu arrumo", para indicar que os dirigentes daquela instituição de ensino arranjavam empresas para desvio de valores e consequente lavagem de ativos.

Fonte: Delegacia da PolĂ­cia Federal em Varginha

Comunicar erro