Balabanner

Marinha realiza Operações Ribeirinhas na região de Furnas

O evento termina neste dia 18 de maio, como parte do maior treinamento da Marinha em Minas Gerais

Por João Cerino em 16/05/2022 às 10:52:22

Desembarque em carro anfíbio

A Marinha do Brasil, por meio do comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, está realizando, desde o dia 12 de maio, o maior treinamento já desenvolvido pela força armada em Minas Gerais. As Operações Ribeirinhas, que estão acontecendo de 12 a 18 de maio na região de Furnas, próxima a Capitólio-MG, é uma grande movimentação que tem o propósito principal de manter a condição de pronto emprego e a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais, para operar em todas as regiões do país, ao mesmo tempo em que permite reforçar a presença da Marinha no estado.

Para este dia 16, segunda-feira, está prevista uma demonstração operativa, a DemOp, simulando uma operação completa, na qual serão apresentadas algumas das principais capacidades envolvidas no treinamento. As unidades participantes pertencem à Força de Fuzileiros da Esquadra e à Força Aeronaval, sediadas no Rio de Janeiro e à Delegacia Fluvial de Furnas-DelFurnas, sediada em São José da Barra-MG.

A operação conta com a participação de mais de setecentos fuzileiros navais, carros lagarta anfíbios, aviões de caça AF-1 Skyhawk, helicópteros UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo, além de dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre vários outros equipamentos militares da Marinha do Brasil. Dentre as diversas atividades previstas para o exercício, destacam-se o desembarque ribeirinho, operações com carros anfíbios em ambiente fluvial, orientação fluvial diurna e noturna, técnicas de travessia, 'hellocasting', 'tethered-duck' diurno e noturno, mergulho, salto livre operacional, rapel, dentre outras. Os helicópteros operarão a partir de uma Base Aérea Expedicionária, que será ativada em Furnas.


DA REDAÇÃO - O "hellocasting" mencionado no texto é uma técnica em que o tripulante salta da aeronave para água e o "tethered-duck" é o desembarque feito de um helicóptero em meio aquático com o bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate.

Fuzileiros Navais operando com carros anfíbios no lago de Furnas, em 2021

Fonte: Marinha do Brasil

Comunicar erro