Balabanner

PM e Gaeco desenvolvem operação

A segunda fase da Operação "O Grande Irmão" tem como alvo uma organização criminosa

Por João Cerino em 31/08/2022 às 11:19:18

Arma apreendida na operação 'O Grande Irmão' em Uberaba - Foto: Gaeco Uberaba

Frutal está na rota de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, da Regional de Uberaba, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Penal de Minas Gerais, bem como o Gaeco de Goiás. A Operação "O Grande Irmão – Fase 2" desencadeada nesta quarta-feira, 31 de agosto, está em andamento para cumprir nove mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão em Uberaba e Frutal, além de outras quatro cidades. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba-MG.

A ação acontece em continuidade à Operação "O Grande Irmão", que foi deflagrada em novembro de 2021 para apurar ameaças a autoridades judiciárias e ministeriais mineiras por parte de integrante de conhecida facção criminosa oriundo de Minas Gerais e preso em unidade de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. Alguns dos membros desta facção criminosa alvo desta operação já estão presos e a segunda fase é fruto da análise de materiais arrecadados durante o cumprimento das ordens de busca e apreensão da primeira etapa e de posteriores interceptações telefônicas, nas quais se conseguiram provas contra os alvos desta quarta-feira, 31.

A organização criminosa, segundo as investigações, atua dentro e fora de unidades prisionais, promovendo tráfico e a associação para o comércio ilegal de entorpecentes, inclusive no interior da Penitenciária de Uberaba I, bem como quadrilha armada para prática de roubos, inclusive a propriedades rurais. As investigações do Gaeco Uberaba apontam para existência de um esquema de tráfico de drogas a partir da prisão, onde reclusos e familiares colaboravam com esse processo criminoso.

O nome da operação foi dado como referência ao romance "1984", de George Orwell, que trouxe a famosa a expressão "The Big Brother is watching you" ou, em tradução livre, "O Grande Irmão está observando você." Além das polícias, participaram da Operação "O Grande Irmão": Promotores de Justiça, agentes do Gaeco e Servidores do MPMG. Um dos alvos da operação já estava preso na cidade de Itumbiara-GO, dois na Penitenciária de Uberaba I e um na APAC Feminina de Frutal, além de outro em um estabelecimento penal em Campo Grande-MS.

Foram detidos um alvo na cidade de Inaciolândia-GO, dois na cidade de Sacramento-MG e um na cidade de Uberaba-MG. Um dos alvos está foragido da Justiça mineira. Também foram feitas duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e entorpecentes e feita apreensão de celulares, além de anotações de outras possíveis fontes probatórias.

Fonte: Coordenação do Gaeco Regional de Uberaba

Comunicar erro