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Governo concedeu rodovias, mas deixou a região de fora

Região de Frutal e cidades vizinhas não têm previsão concreta de atendimento pelo governo estadual ou federal

Por João Cerino em 26/02/2023 às 15:09:05

A situação caótica das rodovias em torno de Frutal, especialmente a BR-364, ainda carece de propostas concretas de atendimento, mesmo sendo a principal demanda da região, cuja manutenção está a cargo do Governo Federal. A situação da BR-153 também federal, exige atenção, pois há problemas mesmo sendo uma via pedagiada. No caso das rodovias estaduais, parece não haver propostas concretas de solução em curto prazo. As MG's 427 e 255, bem como a LMG-733, isso para citar as principais, estão carentes de medidas urgentes, mas as propostas de solução não estão presentes em um pacote do governo mineiro assinado na semana passada.

Segundo a Agência Minas, o governo de Minas Gerais autorizou, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade-Seinfra, que a concessionária Rodovias do Triângulo inicie a administração de um lote de rodovias na região que integra o Programa de Concessões Rodoviárias. Essa assistência para as rodovias estaduais, no entanto, não chega à região de Frutal, a não ser em um trecho no município de Planura. As rodovias estaduais, especialmente a MG-255 de Frutal a Iturama e a LMG-733 de Frutal a Pirajuba continuam carecendo de atenção.

A partir de agora, a concessionária passa a ser a responsável pela exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoramento, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço em 627,4 quilômetros de rodovias na região do Triângulo Mineiro, pelo prazo de trinta anos. No total, serão investidos em torno de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhoria de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.


METAS


Neste ano serão realizados os trabalhos iniciais de correção e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão da malha concedida. Os investimentos serão feitos com soluções de engenharia de ponta, atendendo às características da região. A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas em nove meses.

A concessionária deverá divulgar com destaque a data de início da cobrança da tarifa, seus valores, o processo de pesagem de veículos e outras informações pertinentes, inclusive sobre o sistema de atendimento ao usuário. Os trechos das rodovias concedido à concessionária Rodovias do Triângulo contempla dezesseis municípios, sendo Água Comprida, Araguari, Araxá, Conceição das Alagoas, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Planura, Romaria, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.

Esta malha rodoviária com extensão total de 627,40 quilômetros, compreende um trecho da BR-452 entre os cruzamentos com a MG-190 em Nova Ponte e a BR-262 em Araxá, a MGC-452 entre os cruzamentos com a BR-365 em Uberlândia e a MG-190 em Nova Ponte, a MGC-462 entre os cruzamentos com a BR-365 em Patrocínio e a BR-452. Este trecho recomeça no cruzamento com a BR-452 e termina no cruzamento com a BR-262 em Perdizes.

A lista continua pela LMG-782 entre os cruzamentos com a BR-365 em Monte Carmelo e com a MG-190 em Iraí de Minas, LMG-798 entre o cruzamento com a MG-190 de Nova Ponte até Uberaba, LMG-812 entre os cruzamentos com a MG-190 em Nova Ponte e a BR-452 ainda em Nova Ponte.

Há ainda os trechos da MG-190 entre os cruzamentos com a BR-365 em Romaria e a LMG 798 em Nova Ponte, onde o trecho de dois quilômetros referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não compõe o Sistema Rodoviário, a MG-427 entre os cruzamentos com a BR-050 e BR-262 em Uberaba e a junção com a BR-364 em Planura, finalizando com o trecho da BR-365 entre os cruzamentos com a MGC-462 em Patrocínio e o Anel Viário de Uberlândia.

Até março de 2023 a manutenção e a administração da BR-365 em Minas Gerais serão realizadas pelo DNIT.

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