Balabanner

Cemig realiza inspeção em áreas rurais com drones

Técnica garante maior eficácia na detecção de defeitos que podem levar a interrupções no fornecimento de energia

Por Taísa Caires em 18/05/2023 às 17:12:55

A Cemig está utilizando drones para inspeções preventivas e corretivas na rede elétrica nas regiões rurais em todo estado de Minas Gerais com o objetivo de melhorar o processo e ampliar a efetividade na identificação prévia de possíveis falhas.

Esses tipos de circuitos são caracterizados pela dispersão de clientes em grandes áreas. Para chegar a cada um deles, a rede elétrica se torna muito extensa, fazendo com que a fiação e demais equipamentos estejam sujeitos à ação de diversos agentes naturais, como relevo acidentado e, principalmente, vegetação abundante, que podem interferir no fornecimento de energia.

Para garantir que a energia chegue com qualidade às propriedades rurais, a Cemig realiza um trabalho de inspeção preventiva, monitorando o estado de suas linhas de distribuição de energia.

Mesmo com a realização de ações preventivas, as interrupções acidentais no fornecimento de energia podem ocorrer. Nesses casos, o uso do drone é eficaz na identificação de falhas não perceptíveis à visão humana. Recentemente houve um caso de interrupção acidental nas Chácaras Douradinho em Uberlândia e foi solucionada com o auxílio dessa tecnologia.

Segundo o gerente de Serviços Comerciais, Emergenciais e Manutenção de Distribuição Triângulo, Frederico Augusto Bernardes Coelho, essa tecnologia tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, pois oferece uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam de difícil observação a olho nu. "Esses equipamentos permitem visão mais ampla e privilegiada da fiação, o que torna nossas inspeções mais efetivas e seguras", afirmou o gerente.


REDE


No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a rede de distribuição rural possui 94 mil quilômetros de extensão, sendo sustentada por mais de 765 mil postes, 121 mil transformadores, 3,3 mil religadores e outros componentes necessários para levar energia elétrica aos produtores rurais.



Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro