Balabanner

'Golpe da Anatel' em Frutal e região

Estelionatários estão ligando em nome da Anatel para extorquir dinheiro das vítimas

Por João Cerino em 26/05/2023 às 12:04:06

A redação recebeu queixas de que estelionatários estariam ligando para proprietários de linhas de telefone fixo de Frutal e região informando que uma decisão judicial obrigaria uma operadora de telefonia a devolver valores cobrados a mais em planos de telefonia. Uma das vítimas, que identificou o golpe e se dispôs a fazer o registro na polícia, informou que o suposto atendente se mostra simpático, diz que a pessoa deverá receber uma determinada quantia e começa a fazer perguntas com o objetivo de colher dados da conta bancária onde seria feita a devolução do dinheiro.

Logo após, o suposto atendente da Anatel, que neste caso deu o nome de Ricardo, fornece um nome, certamente falso, um número de matrícula no órgão e uma quantia a ser devolvida, que, no mesmo caso, seria de R$880,70 a ser depositada na conta fornecida pela vítima. O estelionatário então alerta a pessoa a não fornecer dados a pessoas estranhas e encerra a ligação.

Logo em seguida, em cerca de quinze minutos, outra pessoa liga e, conforme as informações deste mesmo caso, disse ser do Banco Itau, forneceu o nome de Guilherme Alencar, que seria do Distrito Federal e estaria encarregado de verificar se a pessoa estaria tentando fazer um empréstimo e também transferências bancárias. A vítima percebeu na primeira ligação que estariam sendo solicitadas muitas informações e que as mesmas informações foram usadas na segunda ligação, em que forneceu um código de cancelamento e pediu uma conta para debitar uma quantia referente a este cancelamento.

Desconfiada, a vítima percebeu que era um golpista mentindo que iria defende-la de um golpe e começou a fazer perguntas repetidas até que o suposto atendente perdeu a calma. Com a intervenção do esposo, que começou a fazer as mesmas perguntas de antes, o estelionatário se desequilibrou, admitiu ser um ladrão e que estaria aplicando um golpe. Ele ainda fez ameaças informando saber de endereços da vítima e de familiares.

Fica o alerta de mais um golpe sendo aplicado na região.


Fonte: Reportagem Alô Frutal

Comunicar erro