Balabanner

PF conclui prisões da Operação Terminus

O último suspeito foragido foi localizado e preso no município de Teófilo Otoni-MG

Por João Cerino em 08/06/2023 às 10:09:40

A PolĂ­cia Federal cumpriu, neste dia 8 de junho, o Ășltimo mandado de prisão relacionado com a Operação Terminus - México. O alvo da ordem de prisão, que era o Ășnico foragido da operação deflagrada na Ășltima segunda feira, dia 5, foi encontrado no municĂ­pio de Teófilo Otoni. Esta ação da PolĂ­cia Federal foi desenvolvida com o objetivo de dar combate ao crime de migração ilegal.

Ao todo, a ação deu cumprimento a sete mandados de busca e apreensão e quatro ordens de prisão. O preso responderĂĄ pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente e ainda por associação criminosa, podendo, se condenado, cumprir até 14 anos de reclusão.

OPERAÇÃO

Os investigados Pela PolĂ­cia Federal são apontados como os responsĂĄveis por promover a emigração ilegal para os Estados Unidos com a finalidade de obter vantagem econômica. O sistema usado para colocar os brasileiros em solo americano é conhecido como 'cai-cai' e acontece quando o imigrante é detido ou se entrega para agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras. A organização é acusada de ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas para promover a viagem ao exterior. Além disso, foi apurado que mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente cem menores de idade emigraram ilegalmente. A associação criminosa cobrava para atravessar a fronteira mexicana e ainda expunha os brasileiros aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo norte-americano. Saiba mais sobre esta operação.


Fonte: Comunicação Social - PolĂ­cia Federal - Minas Gerais.

Comunicar erro