Balabanner

Cemig orienta sobre riscos de queimadas

A principal preocupação é com esse tipo de ocorrência durante o período seco

Por João Cerino em 23/06/2023 às 07:30:00

A prática de queimadas só traz prejuízos, pois, além de provocar morte de animais, os incêndios também afetam a saúde das pessoas e causam grandes interrupções de energia para. Se somados os cinco primeiros meses deste ano, cerca de 28,7 mil já clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por queimadas em todo o estado de Minas Gerais. O levantamento da Cemig apontou que, entre janeiro e maio de 2023, houveram 43 interrupções causadas por focos de incêndio na área de concessão da empresa, que causaram falta de energia em diversas partes do estado.

A técnica de supervisão e controle do sistema elétrico da Cemig, Suellen Karine Braga Vieira, explica que grande parte dos focos de incêndio é causada por ação humana. "Por isso, a companhia procura reduzir os desligamentos provocados por queimadas que atingem o sistema elétrico alertando a população a respeito dos riscos e consequências dessa prática, que é mais comum nesta época do ano, caracterizada por baixa umidade e vegetação seca", explica.

CRIME

Além de deixar hospitais, comércios e escolas sem energia, realizar queimadas pode ser considerado crime e dar cadeia. De acordo com o artigo 41 da Lei 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado como crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Para minimizar as ocorrências deste tipo em sua área de concessão, a Cemig realiza, constantemente, ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos, além da remoção da vegetação ao redor dos postes e torres.

Outra atitude consciente é não deixar garrafas plásticas ou de vidro expostas ao sol em áreas com vegetação, porque estes materiais podem criar focos de incêndio. Também existem restrições para a realização de queimadas mesmo quando permitidas por lei: não devem ser realizadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia. A Cemig lembra, ainda, que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais.

Em caso de incêndios, a Cemig (116) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser avisados o mais rápido possível. Vale destacar que todos podem denunciar a prática de queimadas ilegais, de maneira anônima, ligando gratuitamente para o telefone 181.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro