Balabanner

PC desenvolveu a operação Tarja Preta

Drogarias foram alvo de uma ação de fiscalização por conta de denúncias da população

Por João Cerino em 17/08/2023 às 13:37:20

Divulgação - PCMG

Quatro pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após uma ação da Polícia Civil de Minas Gerais com a Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Farmácia, Procon, Guarda Municipal, Receita Estadual e Receita Municipal na manhã desta quinta-feira, 17. A operação Tarja Preta, destinada à fiscalização de irregularidades em quatro drogarias denunciadas na cidade, foi aos bairros Riacho das Pedras, Centro e Funcionários. Os policiais apreenderam medicamentos controlados pela Portaria 344/98 do Ministério da Saúde, sem procedência e sem escrituração, além de medicamentos e produtos vencidos.

Também foram encontrados medicamentos de distribuição exclusiva do SUS, o que sugere a prática de receptação. Todos os medicamentos recolhidos estavam mantidos em depósito ou expostos à venda. Conforme explica a delegada Andrea Pochmann, uma das coordenadoras da ação, explicando que a venda irregular de medicamentos controlados configura o crime de tráfico de drogas. "Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar declarações e as investigações agora prosseguem para apurar todas as denúncias", adiantou.

A delegada relatou, ainda, a surpresa das equipes ao encontrar grande quantidade de medicamentos em situação irregular. "Em apenas uma das farmácias que fiscalizamos, saímos com quase um caminhão cheio de remédios apreendidos", disse. De acordo com a PC, estão sob investigação crimes contra o consumidor, como no caso de produtos vencidos expostos à venda, tráfico de drogas por conta de medicamentos controlados da Portaria 344/98 da SVS-MS, sem procedência e sem escrituração e avalia possível crime de receptação, por medicamentos de distribuição exclusiva do SUS, todos mantidos em depósito e expostos à venda.

DENÚNCIAS

Conforme esclareceu o delegado Marcos Vinícius Almeida da Cunha, também responsável pelas investigações, os estabelecimentos já eram alvo de denúncias por parte da população. "É bom frisar para toda a população que tais denúncias são muito importantes para que tenhamos a informação e possamos conjuntamente coibir essa prática que é muito lesiva para o consumidor", disse. Além dos medicamentos, durante as buscas foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis e materiais relacionados ao jogo do bicho. Um homem foi conduzido à Central Estadual do Plantão Digital para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela contravenção penal. As investigações prosseguem.

Fonte: Ascom - PCMG

Comunicar erro