Balabanner

PC prendeu ladrão de acordeons

O homem procurava idosos pedindo os instrumentos emprestados e desaparecia

Por João Cerino em 21/09/2023 às 11:46:27

Divulgação/PCMG

Uma extensa investigação policial resultou na prisão de um homem de 59 anos que era especializado em furtar acordeons de idosos em vĂĄrias cidades de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O suspeito dirigia um carro registrado em nome de sua esposa e foi detido em sua residĂȘncia, na cidade de Rio Manso na Ășltima quinta-feira, dia 14, após a emissão de um mandado de prisão preventiva. As investigações conduzidas pela equipe da Delegacia de PolĂ­cia Civil 2 em Bonfim, revelaram que o homem percorria diferentes municĂ­pios do estado, obtendo informações junto aos moradores locais sobre idosos proprietĂĄrios de acordeons.

Ele então alegava querer adquirir instrumentos musicais ou convidava as vĂ­timas para tocar em festas tradicionais, como folias de reis. Após obter as informações necessĂĄrias, o suspeito ia até a residĂȘncia dos proprietĂĄrios dos acordeons e criava histórias convincentes para conseguir que lhe emprestassem o instrumento. Dentre as desculpas apresentadas às vĂ­timas, ele frequentemente alegava que precisava do acordeon emprestado para "tocar um parabéns para o pai, que estava com a perna amputada" e prometia devolvĂȘ-lo em breve.

Para dar credibilidade às histórias, o investigado utilizava o nome de outros sanfoneiros locais, obtidos por meio das informações fornecidas pelos moradores das cidades. "Devido à simplicidade das vĂ­timas, muitas delas idosas e à crença de que estavam falando com conhecidos, elas acabavam cedendo e entregando seus acordeons ao investigado. Em alguns casos, o criminoso pedia um copo de ĂĄgua às vĂ­timas e, enquanto elas saĂ­am para buscar, furtava o instrumento.

O investigado recorria à violĂȘncia fĂ­sica e ameaças caso a vĂ­tima se recusasse a entregar o instrumento musical, segundo detalhou o delegado do caso, Alfredo Resende Coelho. As investigações revelaram, ainda, que o investigado vendia os instrumentos roubados para um receptador que possuĂ­a uma loja de venda e conserto de acordeons na Tijuca, no Rio de Janeiro. Foram identificadas transações financeiras por meio de Pix no valor de R$ 7.300 entre o receptador e o investigado.

A PolĂ­cia Civil identificou sete ações criminosas na ĂĄrea de competĂȘncia da Delegacia em Bonfim, ocorridas nas cidades de Bonfim, Crucilândia e Rio Manso, sendo cinco delas contra pessoas com mais de 60 anos de idade. Em dois desses casos, o criminoso utilizou violĂȘncia fĂ­sica e ameaças para levar os acordeons. Também, foram localizadas dezenas de outras ocorrĂȘncias de furtos, roubos e estelionatos em outros municĂ­pios do estado, como Serro, Campos Altos, Datas, Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Grande, JequitaĂ­, São Joaquim de Bicas, Itumirim, Passa Tempo, Entre Rios de Minas, Dores do IndaiĂĄ, Raul Soares, ClĂĄudio, Nepomuceno, Biquinhas, Ribeirão das Neves, Betim, Vespasiano, TrĂȘs Marias, Arcos, Resplendor, CarandaĂ­ e Rio ParanaĂ­ba.

O delegado Alfredo Resende explica que o sucesso na apuração dos crimes foi possĂ­vel graças à ação da esposa de uma das vĂ­timas. "Ela percebeu que o marido seria roubado e anotou a placa do carro do investigado. Isso levou ao inĂ­cio das investigações, que revelaram os crimes em outras localidades, sempre utilizando o mesmo veĂ­culo", revelou.

A PolĂ­cia Civil conseguiu que as contas bancĂĄrias do suspeito fossem bloqueadas para garantir o ressarcimento das vĂ­timas e o celular dele foi apreendido como prova. Na residĂȘncia do homem, foram encontradas diversas peças de acordeons, incluindo itens roubados e um instrumento foi devolvido a uma vĂ­tima idosa em Minas Gerais.

Fonte: Ascom - PCMG

Comunicar erro