Balabanner

Prefeitura garantiu o Auxílio Transporte

O prefeito apontou que o apoio vai ser pago normalmente até este final de ano

Por João Cerino em 01/12/2023 às 15:43:29

O surgimento de algumas suspeitas de que o auxílio transporte pago pelo município para que estudantes universitários possam frequentar as aulas em outras cidades e até mesmo a possibilidade de suspensão do contrato com a empresa responsável por fazer o transporte motivou a convocação de uma reunião na sede da Prefeitura de Frutal. Estudantes mais o prefeito e integrantes da administração municipal se reuniram na quinta-feira, 30, onde houve alguns esclarecimentos sobre este assunto.

O prefeito Bruno Augusto admitiu que houve alguns atrasos nos repasses do auxílio para alguns estudantes ao longo dos últimos meses. "Infelizmente, esses atrasos acontecem por causa da demanda para se fazer trezentos pagamentos individuais todos os meses. Então, mensalmente, tem que se efetuar a checagem da documentação de cada estudante e ainda fazer a ordem de pagamento, o empenho e o pagamento desses benefícios. Acaba se tornando um processo muito trabalhoso e demorado, por isso ocorrem os atrasos."

Ele explicou que antes o transporte dos estudantes que fazem faculdade nas cidades de Barretos e São José do Rio Preto era feito por veículos velhos e sem nenhuma condição de circular em rodovias e hoje, essa história mudou, pois a Prefeitura paga uma empresa terceirizada para transportar estudantes com conforto e segurança. Além disso, há o apoio da Câmara de Vereadores, que concede uma quantia em dinheiro todos os meses para cerca de trezentos estudantes, recurso que ajuda no custeio do combustível usado por esses veículos.

O prefeito sugeriu aos estudantes que criem uma associação para que esse dinheiro seja depositado diretamente na conta da entidade. "Esse é um pedido antigo que fizemos ao estudante porque a criação dessa associação tornaria todo esse procedimento de pagamento mais rápido e muito menos burocrático". O prefeito também destacou que essa não foi a primeira vez que se reuniu com os estudantes e que a porta do gabinete sempre esteve aberta para os universitários frutalenses.

Bruno ainda apontou que a polêmica foi causada por boatos e garantiu que, se a Câmara mantiver os repasses, o auxílio transporte continuará a ser pago aos estudantes no ano que vem. "Essa é a gestão que mais cuidou e investiu no transporte universitário, tanto que a nossa intenção é adquirir dois ônibus novos o ano que vem."

ESTUDANTES

Os estudantes divulgaram um manifesto onde apontaram que deverão receber esse auxílio da forma como vinha sendo feita até o fim deste ano e que, no ano que vem, será aberta uma associação para o recebimento dos recursos para que possam custear as despesas com o transporte para faculdades de Barretos e São José do Rio Preto. A líder dos estudantes, Isabella Kathrine, apontou que a movimentação dos estudantes mostrou que a classe tem força e foi ouvida, razão pela qual a reunião foi válida e está garantindo direitos. "Não fizemos um movimento político, isso foi um movimento democrático e que permitiu que nós fôssemos ouvidos".

Ela agradeceu ao prefeito por ter recebido os estudantes e à Câmara Municipal, que abriu as portas para que a situação fosse resolvida, assinalando que os resultados foram satisfatórios. Segundo Isabella, a questão foi esclarecida, os ônibus serão mantidos esse ano, a Prefeitura pretende adquirir dois veículos em 2024 e os estudantes deverão criar uma associação para que o recebimento do auxílio possa ser feito de forma mais eficiente.

Fonte: Secom - Frutal-MG / Estudantes universitários

Comunicar erro