Balabanner

Secretário de Saúde alerta para alto risco de contaminação durante a Semana Santa

Para o secretário, ficar em casa e não receber amigos é um esforço para preservar vidas

Por João Cerino em 02/04/2021 às 11:51:06

O feriado de Semana Santa, que começou na quinta-feira deverá ser de isolamento social e restrições à população, segundo evidenciou o secretário estadual de Saúde, médico Fábio Baccheretti. Ele destacou que o estado enfrenta o pior momento da pandemia em relação ao número de óbitos e de ocupação de leitos de UTI e, por isso, é fundamental que a sociedade entenda a necessidade de se cumprir as medidas impostas pela Onda Roxa do plano Minas Consciente.

Para ele, os feriados sempre foram experiências muito ruins em relação à pandemia. "Em outros momentos, a incidência se elevou duas semanas após os feriados. A nossa expectativa é diferente nesta Semana Santa, uma vez que estamos na Onda Roxa, hotéis não funcionam, há restrições de circulação nos horários noturnos e apenas o essencial fica aberto. O papel de cada um é que vai determinar o sucesso ou não deste momento."

Segundo Baccheretti, "qualquer reunião familiar que aglomere pessoas aumenta em muito o risco de contaminação. A gente entende o momento que cada um vive, mas não há tempo de arrependimento. O vírus vem circulando de forma intensa na sociedade. Fique em casa, fique com seu núcleo familiar, não vá à casa de parentes, não receba amigos. Não é época para isso, é época de um esforço conjunto para preservar vidas", alertou.


ONDA ROXA


O secretário também apresentou a evolução da doença no estado desde a implantação da Onda Roxa em todas as regiões mineiras, há 15 dias. Segundo ele, é possível observar queda na incidência da Covid nas regiões que mais cumpriram as recomendações da fase mais restritiva do Minas Consciente. No entanto, ainda é necessário manter o isolamento para que os números reflitam em queda de ocupação de leitos e número de mortes.


Fonte: Com informações da Agência Minas

Comunicar erro