Balabanner

Após recorde de confirmações, número diário de casos positivos volta à média

Mesmo com essa queda no número de casos em 24 horas, as medidas de proteção continuam indispensáveis

Por João Cerino em 27/06/2021 às 11:38:34

A Secretaria Municipal de Saúde informa o registro de mais 43 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Frutal, totalizando 7.154 confirmações de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Embora tenha havido uma queda com relação aos números de ontem, que bateu 103 casos em 24 horas, o fato de as infecções estarem retornando à média diária dos últimos dias não oferece tranquilidade.

Os números da contaminação continuam muito altos e as autoridades da saúde têm agora de se preocupar caso tais contaminações evoluam e exijam internação de mais pessoas. O número de mortes permanece em 214 até o momento, mas há, entre os casos confirmados, um total de 306 em monitoramento domiciliar, com outras 43 pessoas internadas, sendo 12 em UTI e 31 em leito hospitalar.

Entre os casos suspeitos notificados e ainda sem confirmação, esse número de pessoas sendo monitoradas em casa sobre mais ainda, sendo 1.089. Neste domingo, 91 pessoas aguardam resultados dos testes.

Com 7.154 pessoas que testaram positivo para a doença, o ritmo de contaminação continua alto, com média de 40 casos por dia, o que reforça a necessidade de continuar com as medidas de proteção, como higiene das mãos e uso de máscara, além do distanciamento social correto.


NÚMEROS


Segundo matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, O número de pessoas internadas com Covid-19 em Frutal caiu pela metade, mas a quantidade de novos casos ainda preocupa, pois, conforme o Boletim Epidemiológico do sábado, 26 de junho, mais 103 frutalenses foram diagnosticados com a doença, marcando o recorde de casos da doença registrados no município em um único dia.

Além de acender um sinal de alerta e preocupar médicos e profissionais da saúde, o grande número de pessoas que ainda estão contraindo a doença só demonstra que boa parte da população frutalense não está fazendo o uso correto da máscara e tampouco evitando aglomerações, que são medidas básicas e já bastante divulgadas que ajudariam a conter a proliferação do vírus.

A matéria menciona que, se por um lado o número de pessoas contaminadas com a doença ainda é alto, as que precisam ser internadas por conta de complicações causadas pela enfermidade vem diminuindo dia após dia. Antes a média era de vinte pessoas com Covid-19 que precisavam ser transferidas para Unidades de Terapia Intensiva e esse número agora caiu pela metade, variando entre 9 e 11 pessoas que necessitam de internação.

Essa mudança, segundo a secretaria, já é reflexo da vacinação, que mudou o perfil das pessoas infectadas com o vírus. No começo da pandemia, a doença acometia mais pessoas idosas, com mais de 60 anos e, como boa parte dessa população já está devidamente imunizada, as pessoas que estão contraindo Covid em Frutal são mais jovens.

Nos números do sábado, das 103 pessoas diagnosticadas com a doença nas últimas 24 horas em Frutal, apenas cinco delas têm mais de 60 anos. Já entre os frutalenses com idades entre 26 a 45 anos, foram registrados 48 novos casos da doença.

O prefeito Bruno Augusto marca posição afirmando que esses dados são reflexo do comportamento inconsequente de alguns jovens e adultos frutalenses. "Nos últimos finais de semana temos trabalhado incansavelmente para evitar aglomerações e, na maioria dos eventos e festas, encontramos adolescentes e adultos jovens, pessoas que são bem informadas e esclarecidas, mas que ainda insistem em desafiar o vírus e brincar com a morte".

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e Ascom Frutal-MG

Comunicar erro