Balabanner

Prefeitura reabre cadastro da Lei Aldir Blanc

O objetivo é repassar o benefício a artistas e produtores que tiveram sua renda afetada pela pandemia

Por João Cerino em 09/08/2021 às 11:11:03

Os setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 foi o artístico e o cultural, por conta da necessidade de distanciamento das pessoas. Em Frutal, muitos artistas e produtores culturais tiveram a sua carreira e renda afetadas pela falta de shows e eventos. Para tentar amenizar os prejuízos financeiros sofridos pela classe artística locais, a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão reabriu o cadastramento cultural. O preenchimento desse cadastro é o primeiro passo para que artistas e produtores culturais tenham acesso aos recursos emergenciais oriundos da Lei Aldir Blanc, criada pelo Governo Federal.

Mesmo artistas e produtores que já fizeram o cadastramento no ano passado e tiveram acesso aos recursos devem fazer novamente o preenchimento desse documento. De acordo com Raphael Rogério da Silva, gerente de programas culturais da Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão, o cadastramento tem dois objetivos centrais. "Queremos fazer o mapeamento da classe artística e dos centros e coletivos culturais do município para discutir, elaborar e promover políticas públicas mais eficientes. E esse cadastro é obrigatório para aqueles artistas e proprietários de centros culturais que queiram ter acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc".

O cadastramento pode ser feito pelo link https://www.cultura.frutal.mg.gov.br/ pelo Portal da Cultura. Segundo Raphael, quando for lançado o edital, nas próximas semanas, a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão deve promover uma live para ajudar e orientar os artistas frutalenses a conseguirem esse benefício. "Mas o primeiro passo para que o artista ou a pessoa responsável pelo centro cultural tenha acesso a essa ajuda financeira é fazer esse cadastramento no Portal da Cultura", alerta ele.

Para ter acesso ao benefício, a pessoa deverá comprovar que tem pelo menos um ano de atuação na área artística, sendo importante manter um portfólio com registro de apresentações e trabalhos feitos. Segundo Raphael, Frutal recebeu aproximadamente 434 mil reais do Governo Federal para ser repassado a artistas e centros culturais. "Desse montante, conseguimos repassar 250 mil para a classe artística e agora faltam cerca de 184 mil que também serão repassados para pessoas ligadas à cultura que tiveram a sua renda diminuída por conta da pandemia", finaliza Raphael.

Fonte: Secom - Frutal

Comunicar erro