Balabanner

Velório Municipal e Cemitério passam a ter novo formato de funcionamento e transparência

Além de novos horários, administração ampliou a forma de pagamento dos tributos e determinou que servidores estão proibidos de pegar dinheiro em espécie.

Por João Cerino em 20/02/2021 às 14:50:57

O prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira determinou mudanças no sistema de funcionamento do Velório Municipal. A administração vai ampliar a forma de pagamento de tributos, permitindo que o valor do jazigo seja parcelado em dez vezes e não mais em apenas três pagamentos. O valor, que é de R$ 771,00 poderá ser parcelado em até dez vezes. A taxa de abertura de sepultamento continuará no valor de R$ 183,00 com 30 dias de prazo para pagar. O prefeito entende que o valor pago pelo jazigo em três vezes trazia inconvenientes financeiros aos familiares, muitas das vezes, pegos de surpresa e era dificuldade também para pessoas de baixa renda.

Bruno Augusto destacou que essas mudanças são para dar mais transparência "porque o cemitério sempre foi motivo de muitos questionamentos em Frutal, principalmente, na questão da transparência. A assumir o governo, a gente já mudou a direção do local, melhorando essa questão. Agora, o pagamento é feito diretamente aos bancos. Nós proibimos que o servidor pegue qualquer dinheiro. Essa prática não ocorrerá em nosso governo".

Além desta transparência com os recursos arrecadados, Bruno ainda afirmou que irá realizar trabalho de informatização dos serviços disponibilizados pelo município. "Nós iremos informatizar todo o sistema, incluindo o cemitério, para agilizar e melhorar as condições para a população. O Cemitério foi, por muitos anos, usado para atos de corrupção. Falo isso com tranquilidade, porque quando fui vereador acompanhei muito de perto essa situação lamentável. Agora, estamos organizando a "casa", dando moralidade na gestão pública", finalizou.

O novo administrador do local, Narciso Ferreira Vieira destacou que a ampliação do parcelamento foi uma forma de facilitar o pagamento desses tributos, sobretudo para as pessoas de menor poder aquisitivo. "Sabemos dos infortúnios que há no momento de dizer adeus às pessoas queridas de nossa família, e, infelizmente, há a obrigatoriedade desses pagamentos. Então, essa é uma forma de facilitar essas questões para quem tem menor poder aquisitivo".

Narciso ainda afirmou que, agora, ninguém mais pega em dinheiro. "Nós fazemos a emissão do boleto na hora para a pessoa que, após isso, realiza o pagamento nas agências bancárias ou nas lotéricas". Outra mudança foi adotada nesse momento de pandemia da Covid-19. De acordo com o administrador, os sepultamentos no período noturno estão proibidos, sendo feitos até às 18h00. "Por conta da pandemia, esse horário ficou um pouco mais restrito". Fora desse horário, serão sepultados apenas casos de falecimento em decorrência da Covid-19."

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação - Frutal-MG

Comunicar erro