Balabanner

Hemominas convoca doadores

Segundo o órgão, houve uma severa queda do estoque de sangue do tipo O positivo e todos os grupos negativos

Por João Cerino em 18/08/2021 às 13:19:20

Imagem - Adair Gomez

Uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos tem preocupado a Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento de sangue no estado. A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas Gerais, relativa a procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde-SUS e abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente.

Os ambulatórios da Hemominas ainda atendem a cerca de oito mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver. O órgão pede que todos os doadores voluntários de sangue destes dois grupos compareçam o quanto antes a uma de suas unidades para fazer a "doação solidária, consciente e responsável, que pode salvar vidas."

O baixo estoque foi agravado pela pandemia e pelo inverno, que impactaram negativamente no comparecimento de doadores. A Fundação Hemominas lembra que toma todos os cuidados para garantir a segurança em suas unidades, com uso de máscara, distanciamento, higienização adequada e higiene frequente de mãos, como recomendam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Organização Mundial de Saúde. Entre os requisitos básicos para doar, é necessário ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19 após diagnóstico clínico ou laboratorial ficam impedidos de doar por trinta por 30 dias após completa recuperação. Quem teve contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção por Covid-19 é considerado inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas. O candidato que apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar trinta dias após a recuperação para doar.

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose e o prazo depende da imunização recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são de 48 horas para a vacina Coronovac/Sinovac e Covaxin/Bharat Biotech e de setes dias para as vacinas AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech, Janssen-Cilag, Sputnik V e Moderna. O site da Fundação Hemominas traz a descrição de todas as condições e restrições para doação de sangue.

Fonte: Agência Minas

Comunicar erro