Balabanner

Bloqueios em Minas Gerais causam engarrafamentos

Frutal não tem paralisação até o momento, mas cidades da região já tem pontos com manifestação

Por João Cerino em 09/09/2021 às 16:00:00

Foto Leandro Couri EM-D.A Press

A Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais confirma que houve bloqueios articulados por caminhoneiros em pelo menos seis estradas que cortam o estado na manhã desta quinta-feira, dia 9. Segundo a PRF, um dos pontos do protesto, que começou no feriado de 7 de setembro, é no quilômetro 513 da BR-381, próximo a Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde os motoristas ocupam a faixa direita e o acostamento da rodovia, impedindo a passagem de caminhões, liberando veículos com carga perecível, ambulâncias e carros de passeio. O congestionamento no local já superava oito quilômetros às 10h00 da manhã deste dia 9.

Outro ponto bloqueado é na BR-262, próximo a Juatuba, também na Grande BH, onde a mobilização segue esquema semelhante, com retenção apenas de veículos de carga. A BR-040, próximo a Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas, também chegou a ser interditada, mas a pista foi liberada nos dois sentidos às 3h30 da manhã. O congestionamento chegou a ter um quilômetro nos dois sentidos por volta de 1h00.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais-Sinditanque-MG, Irani Gomes, além de fechar as estradas, os caminhoneiros também reduziram as entregas de combustíveis. Na terça-feira, 7, a categoria chegou a realizar uma paralisação total, com tanqueiros enfileirados em postos e na porta da Refinaria Gabriel Passos-Regap, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O presidente do Sinditanque-MG afirmou ontem ao Estado de Minas que o protesto é solidário às reinvindicações dos atos pró-governo realizados na terça-feira, que pediram fechamento do Supremo Tribunal Federal e intervenção militar. Gomes, contudo, nega que o grupo apoie medidas antidemocráticas. Segundo ele, o movimento critica sobretudo a postura do ministro Alexandre de Moraes.

FRUTAL

Em um contato rápido com lideranças dos motoristas na região, a reportagem soube que, no município de Frutal não há paralização, mas há bloqueios em Campina Verde, no Posto Décio e também em Iturama, no Posto Carlito. Ainda de acordo com essas lideranças, há uma previsão de parar a circulação de veículos na ponte entre Planura e Colômbia na BR-364 e a BR-153 está liberada de Fronteira até Itumbiara. A reportagem vai tentar confirmar todos esses dados e também ouvir a PRF, que, segundo os caminhoneiros, está com ordem para liberar todos os bloqueios.




Fonte: Com informações de O Estado de Minas e reportagem local

Comunicar erro